É falso que Simone Mendes, Jéssica Beatriz e Natasha Perhson usaram lipozepina para emagrecer

Por Marco Faustino

5 de julho de 2022, 16h32

É falso que a cantora Simone Mendes e as influenciadoras digitais Jéssica Beatriz e Natasha Pehrson promoveram e usaram a substância lipozepina para emagrecer, como alegam publicações nas redes sociais (veja aqui). As fotos que mostram essas celebridades foram adulteradas para mostrar frascos do falso emagrecedor, as entrevistas foram editadas e as declarações, inventadas. Também foram adicionados comentários falsos com elogios ao produto. Esse método foi revelado pelo Aos Fatos em junho.

Publicações com as alegações enganosas somavam mais de 1.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (5).

Confira abaixo o que checamos.


Selo falso

Cansada de ser CORNA, Filha do Leonardo Costa secou mais 37KG apenas pingando 4 gotas [da lipozepina] no café da manhã

Posts alegam que a filha do cantor Leonardo, Jéssica Beatriz, usou a lipozepina para emagrecer, o que é falso

Não é verdade que Jéssica Beatriz, influenciadora digital e filha do cantor sertanejo Leonardo, emagreceu com o uso da lipozepina, como dizem postagens nas redes sociais. O falso emagrecedor é anunciado na internet como suplemento alimentar.

Em uma publicação no Instagram, Jéssica Beatriz alegou ter passado por problemas emocionais que a fizeram perder peso rapidamente, e explicou que exercícios físicos, dieta e medicamentos a ajudaram a emagrecer cerca de 30 quilos. Não há registros que ela tenha usado ou promovido a lipozepina.


Selo falso

Simone usou truque simples [lipozepina] que eliminou toda a banha!!

Posts alegam que a cantora Simone Mendes usou a lipozepina para emagrecer, o que é falso

A cantora Simone Mendes não disse em vídeo que emagreceu com a lipozepina, como dizem as postagens. No vídeo publicado em seu canal oficial no YouTube, ela afirma que perdeu 25 quilos com acompanhamento médico, sem uso de remédios. O Aos Fatos não encontrou qualquer registro de que a cantora tenha promovido ou utilizado a lipozepina. Ela já havia aparecido em postagens enganosas sobre outro falso emagrecedor, chamado lipotramina.

O golpe do falso emagrecedor atrai vítimas por meio de postagens que associam, de forma enganosa, a imagem de famosos ao suplemento. A desinformação é amplificada, no Facebook, por meio de anúncios pagos: em 11 dias, foram ao menos 20 milhões de visualizações, como mostrou o Aos Fatos. Os anúncios e postagens ferem regras de publicidade da Meta, dona da plataforma.


Selo falso

Bari4trica em gotas [da lipozepina], Toque em ‘Saiba mais’ para ler a matéria completa.

Posts alegam que a influenciadora americana Natasha Pehrson e o marido dela usaram a lipozepina para emagrecer, o que é falso.

Diversos vídeos publicados no TikTok pela empresária e influenciadora digital americana Natasha Perhson também são usados no golpe. Nas imagens originais, ela mostra o processo de emagrecimento pelo qual ela e o marido passaram. Em nenhum momento Perhson promove a lipozepina ou diz ter usado o suplemento.

A empresária alega que ambos perderam mais de 45 quilos por meio de mudanças de hábitos alimentares e exercícios físicos, com acompanhamento médico.

Referências:

1. Instagram
2. Revista Quem (Fontes 1 e 2)
3. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)
4. YouTube
5. Tik Tok (Fontes 1 e 2)
6. Daily Mail
7. Fox News


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.