É falso que Reinaldo Azevedo atacou Lula durante entrevista com o ex-presidente

Por Priscila Pacheco

15 de dezembro de 2021, 18h23

Não é verdade que o jornalista Reinaldo Azevedo criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante uma entrevista com o petista, como indicam postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo é uma montagem que une trecho de um comentário feito por Azevedo em 2017 a imagens de Lula registradas em abril deste ano.

O vídeo manipulado e com a falsa atribuição circula no TikTok e no Facebook.


Selo falso

Postagens nas redes sociais enganam ao usar uma montagem para sugerir que, ao entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o jornalista Reinaldo Azevedo teria feito duras críticas ao petista. A manipulação foi elaborada a partir de vídeos gravados em situações e anos distintos.

As cenas que aparecem à esquerda na tela, em que Reinaldo Azevedo afirma que “quem quebrou o Brasil, Lula, foi o seu partido. Não foi o Michel Temer”, integram um comentário exibido em julho de 2017 na rádio BandNews. Na ocasião, o jornalista disparou uma série de críticas ao petista após ouvir um áudio em que Lula diz que a vida do brasileiro piorou no governo Temer.

Já o vídeo à direita na montagem, que mostra o ex-presidente, foi extraído da entrevista concedida pelo petista a Reinaldo Azevedo em 1º de abril deste ano. É possível ver que Lula está com um casaco azul escuro e uma camiseta branca iguais aos que aparecem na peça desinformativa. Nesta ocasião, o jornalista não repetiu o discurso crítico de 2017.

Referências:

1. YouTube BandNews (Fontes 1 e 2)
2. Metrópoles


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.