É falso que Reinaldo Azevedo atacou Lula durante entrevista com o ex-presidente

Compartilhe

Não é verdade que o jornalista Reinaldo Azevedo criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante uma entrevista com o petista, como indicam postagens nas redes sociais (veja aqui). O vídeo é uma montagem que une trecho de um comentário feito por Azevedo em 2017 a imagens de Lula registradas em abril deste ano.

O vídeo manipulado e com a falsa atribuição circula no TikTok e no Facebook.


Selo falso

Postagens nas redes sociais enganam ao usar uma montagem para sugerir que, ao entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o jornalista Reinaldo Azevedo teria feito duras críticas ao petista. A manipulação foi elaborada a partir de vídeos gravados em situações e anos distintos.

As cenas que aparecem à esquerda na tela, em que Reinaldo Azevedo afirma que “quem quebrou o Brasil, Lula, foi o seu partido. Não foi o Michel Temer”, integram um comentário exibido em julho de 2017 na rádio BandNews. Na ocasião, o jornalista disparou uma série de críticas ao petista após ouvir um áudio em que Lula diz que a vida do brasileiro piorou no governo Temer.

Já o vídeo à direita na montagem, que mostra o ex-presidente, foi extraído da entrevista concedida pelo petista a Reinaldo Azevedo em 1º de abril deste ano. É possível ver que Lula está com um casaco azul escuro e uma camiseta branca iguais aos que aparecem na peça desinformativa. Nesta ocasião, o jornalista não repetiu o discurso crítico de 2017.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. YouTube BandNews (1 e 2)
  2. Metrópoles

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores