É falso que Lula chamou apoiadores de vagabundos, traficantes e bandidos em vídeo

Compartilhe

Não é verdade que o ex-presidente e candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, chamou apoiadores de vagabundos, traficantes e bandidos que querem confusão em um vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). As cenas foram editadas para suprimir a palavra “não” antes das frases de Lula em defesa de moradores de uma ocupação em São Bernardo do Campo (SP). O vídeo foi gravado em 2017 e está disponível desde então no YouTube.

O vídeo editado conta com 54,7 mil interações no TikTok, 20,8 mil compartilhamentos no Facebook e dezenas de curtidas no Instagram nesta quarta-feira (31).


Selo falso

Primeiro é importante que eles saibam quem são vocês. A primeira coisa é que eles têm que saber é que aqui tem vagabundo, aqui tem traficante, aqui tem bandido. Aqui tem homens, mulheres, mães e pais que certamente querem confusão.

Vídeo de Lula é editado para esconder a palavra “não”

Um vídeo que circula nas redes foi editado para fazer crer que o ex-presidente e candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, chamou seus apoiadores de vagabundos, traficantes e bandidos que querem confusão. A palavra “não” que Lula diz antes das frases foi suprimida da fala original, gravada durante a visita do ex-presidente a uma ocupação em São Bernardo do Campo (SP) em outubro de 2017.

No dia 21 de outubro de 2017, Lula foi à ocupação Povo Sem Medo, organizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), e discursou ao lado de Guilherme Boulos (PSOL-SP), líder do movimento e candidato a deputado federal. A fala completa de Lula pode ser vista a partir de 1 hora, 19 minutos e 53 segundos no vídeo do ato político, gravado pelo canal Mídia Ninja na época. Confira a declaração na íntegra:

“É importante que eles saibam quem são vocês. A primeira coisa é que eles têm que saber que aqui não tem vagabundo. Aqui não tem traficante. Aqui não tem bandido. E muito menos bandida. Aqui tem homens, mulheres, mães e pais, que certamente ou ainda estão trabalhando ou já trabalharam e foram mandados embora. E que eles não querem confusão. Eles querem apenas o direito de se esconder da chuva e do sol. Tendo um teto como diz a Constituição da República Federativa do Brasil.”


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoJanja não citou números falsos sobre a Amazônia às vésperas da COP30

Janja não citou números falsos sobre a Amazônia às vésperas da COP30

falsoÉ falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

É falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

fátima
Fátima