É falso que Bolsonaro não inaugurou nenhuma unidade de educação

Compartilhe

É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não inaugurou nenhuma universidade ou escola técnica durante seu mandato, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). O governo federal abriu, desde o início do mandato do atual presidente, seis universidades federais e autorizou o funcionamento de 12 campi de educação profissional e tecnológica.

As postagens enganosas contam com ao menos 17.575 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (15).


Selo falso

Publicação com mensagem falsa sobre Bolsonaro não ter inaugurado unidades de educação

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o presidente Jair Bolsonaro não inaugurou nenhuma unidade de ensino durante seu mandato. Apesar de ter realizado cortes no orçamento da Educação, o governo federal inaugurou seis universidades federais e autorizou o funcionamento de 12 instituições de educação profissional e tecnológica. Além disso, também destinou verba para a adoção do sistema cívico-militar em escolas de educação básica.

As universidades federais criadas no atual governo eram campi de instituições de ensino superior já existentes, desmembrados após a apresentação de projetos de lei aprovados na Câmara e no Senado e, posteriormente, sancionados. O processo de criação de uma nova universidade é finalizado quando são nomeados os reitores temporários pelo Ministério da Educação. A partir de então, os antigos campi ganham autonomia na gestão administrativa, financeira e acadêmica.

Os projetos de lei de criação das seis universidades citadas foram apresentados pelo Executivo em 2016, quando a presidente era Dilma Rousseff (PT). Cinco das leis foram sancionadas já no governo de Michel Temer (MDB), em 2018:

A nomeação dos reitores temporários dessas universidades aconteceu somente em dezembro de 2019, durante o governo Bolsonaro — portanto, é possível afirmar que elas só foram inauguradas na sua gestão. O atual presidente também sancionou, em julho de 2019, a lei que criou a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), que era um campus da UFT (Universidade Federal do Tocantins). O reitor temporário da UFNT foi nomeado em julho de 2020.

Ensino técnico. Também é incorreta a informação de que nenhuma escola técnica foi inaugurada durante a gestão de Bolsonaro. A Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), vinculada ao Ministério da Educação, informou que, desde 2020, foram autorizados os funcionamentos de 12 campi na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desde 2020.

Desse total, há seis campi em funcionamento:

Outros dois campi estão em fase final de implantação: o de Itaboraí (RJ) do IFF (Instituto Federal Fluminense), cuja construção está terminando, e o de Miracatu (SP), do IFSP, inaugurado em abril de 2022 — a construção da unidade deve durar dois anos, mas para o segundo semestre é esperado o oferecimento de cursos livres em um prédio provisório.

Ainda há outros quatro campi de escolas técnicas com funcionamento autorizado, mas cuja construção ainda não iniciou: Laranja da Terra e Pedro Canário, do Ifes, cujos projetos estão em fase de conclusão. O Aos Fatos não obteve informações sobre dois deles, nas cidades paulistas de Rio Claro e Presidente Prudente, do IFSP, que não retornou os contatos da reportagem.

Cívico-militar. No ensino básico, a lei 9.394/96 determina que as instituições são mantidas pelos governos municipais, estaduais e pelo Distrito Federal. Cabe também à União destinar verba às unidades da federação. O governo atual investiu recursos para a adoção do sistema cívico-militar em 216 escolas estaduais e municipais de ensino básico já existentes, de acordo com relatório publicado em junho pelo Ministério da Educação e obtido via Lei de Acesso à Informação pela agência Fiquem Sabendo.

Criado no início da atual gestão, o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) recebeu cerca de R$ 16 milhões em 2020 e R$ 45 milhões em 2021, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O programa é feito pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa e conta com o apoio de militares no fim do ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas.

Em junho, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspendeu a adoção do programa em uma escola de São José do Rio Preto (SP) por considerá-lo incompatível com os princípios de liberdade e pluralismo de ideias no ensino. A ação havia sido movida pelo Apeoesp (Sindicato dos Professores Oficial do Estado de São Paulo).

A informação de que um clube de tiro foi aberto por dia no país durante a atual gestão, presente nas postagens desinformativas, é verdadeira. De acordo com reportagem do UOL, do total de 2.061 clubes existentes no Brasil, 1.006 foram inaugurados entre janeiro de 2019 e maio de 2022, o que de fato equivale a quase um clube por dia.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Câmara (1 e 2)
  2. Poder360 (1, 2 e 3)
  3. UFG (1 e 2)
  4. Planalto (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
  5. UFJ
  6. UFR
  7. UFAPE
  8. UFPI
  9. IFF
  10. IFSP (1, 2 e 3)
  11. IFMA
  12. IFPB (1 e 2)
  13. UFNT
  14. G1
  15. IFS
  16. IFES
  17. Agência Fiquem Sabendo
  18. Folha de S.Paulo
  19. FAB
  20. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoErro de emissora na Pensilvânia não prova fraude para Kamala Harris

Erro de emissora na Pensilvânia não prova fraude para Kamala Harris

falsoVídeo em que Vini Jr. diz que ‘roubaram’ Bola de Ouro foi criado por IA

Vídeo em que Vini Jr. diz que ‘roubaram’ Bola de Ouro foi criado por IA

não é bem assimVídeo de 2023 em que bolsonaristas convocam ato circula como se fosse atual

Vídeo de 2023 em que bolsonaristas convocam ato circula como se fosse atual