Vídeo mostra aglomeração de fãs do cantor Louis Tomlinson, não pânico em Israel após ataques do Irã

Por Luiz Fernando Menezes

15 de abril de 2024, 13h35

Não é verdade que um vídeo que mostra um grupo de pessoas correndo pela rua foi gravado em Israel no último fim de semana e retrata cidadãos buscando abrigo do ataque aéreo comandado pelo Irã. A filmagem, na verdade, foi feita em Buenos Aires e registra o momento em que centenas de fãs do cantor britânico Louis Tomlinson se reuniram em frente ao hotel Four Seasons para tentar vê-lo.

O vídeo com a alegação falsa acumulava mais de 100 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (15).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

O desespero dos civis em Israel correndo para o abrigo subterrâneo.

Vídeo de centenas de pessoas correndo em ruas de Buenos Aires circula como se mostrasse israelenses correndo de mísseis iranianos

Um vídeo que mostra fãs do cantor Louis Tomlinson correndo pelas ruas de Buenos Aires circula nas redes como se fosse um registro da reação de cidadãos israelenses aos ataques realizados pelo governo iraniano no último fim de semana. Apesar de o Aos Fatos não ter encontrado o registro original por meio de busca reversa, indícios presentes nas imagens permitem atestar que a cena foi gravada na Argentina.

A filmagem foi feita na esquina das ruas Posadas e Cerrito, em Buenos Aires, e mostra uma multidão em frente ao hotel Four Seasons. Além da fachada do estabelecimento, também é possível ver as palmeiras plantadas na entrada do hotel e o elevado da autopista Presidente Arturo Umberto Illia (veja abaixo).

Imagem que circula nas redes está ao lado de registro do Four Seasons em Buenos Aires feito pelo Google Maps; círculos vermelhos apontam semelhanças entre as fotos
Comparação. Placas, palmeiras e elevado indicam que vídeo foi gravado em frente ao hotel Four Seasons, em Buenos Aires (Google Maps)

A peça de desinformação foi desmentida, inclusive, por uma página de fãs de Tomlinson no X (ex-Twitter), que esclareceu que as imagens mostram admiradores do cantor. O ex-membro do One Direction, que vai se apresentar na cidade no dia 18 de maio, chegou à Argentina no início de abril. A imprensa local noticiou que sua presença gerou aglomerações em frente ao Four Seasons e diante de uma rádio que entrevistou o artista.

O vídeo descontextualizado tem circulado em diversas línguas e também foi desmentido por agências de checagem internacionais, como o Newtral.

No último final de semana, o Irã lançou cerca de 300 mísseis contra Israel em retaliação a um bombardeio comandado pelo país no consulado iraniano na Síria no início do mês. Mesmo que os mísseis tenham sido quase todos interceptados antes de atingirem seus alvos, o governo israelense emitiu avisos de evacuação e sinais de alerta para sua população.

Referências:

1. X (@LOUIESTEAM)
2. Clarín
3. g1 (1 e 2)
4. BBC Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.