Gravação de ataque do Hamas circula como se mostrasse mísseis iranianos interceptados por Israel

Por Luiz Fernando Menezes

15 de abril de 2024, 16h28

É antigo o vídeo que mostra dezenas de mísseis sendo interceptados no espaço aéreo de Ashkelon, em Israel. Diferentemente do que afirmam publicações que circulam nas redes, as imagens não exibem o ataque iraniano ocorrido no último sábado (13), e sim o lançamento de bombas pelo grupo extremista palestino Hamas em outubro do ano passado.

Publicações que compartilham o vídeo com o falso contexto acumulavam ao menos 40 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (15).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

O Iron Dome interceptando o ataque iraniano.

Vídeo noturno mostra dezenas de mísseis explodindo no ar, acima da zona urbana da Ashkelon

Um vídeo que mostra dezenas de mísseis sendo interceptados no espaço aéreo israelense tem circulado nas redes como se fosse um registro do ataque iraniano ao país no último sábado (13). A gravação, no entanto, está disponível nas redes desde outubro de 2023 e registra, na verdade, a defesa israelense contra um ataque do Hamas.

O vídeo foi filmado na cidade de Ashkelon e mostra o sistema de defesa conhecido como Domo de Ferro em ação. A tecnologia de interceptação de mísseis detecta projéteis por meio de uma série de radares, localizados em diversos pontos do país.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra aglomeração de fãs do cantor Louis Tomlinson, não pânico em Israel após ataques do Irã
Vídeo Hamas, Fatah e ANP: quais são as disputas políticas na Palestina?

É fato, no entanto, que o Irã lançou mísseis em direção a Israel no último final de semana e que quase todos foram interceptados. O governo iraniano atacou o país em retaliação ao bombardeio comandado por Israel no consulado do país na Síria no início do mês.

Referências:

1. The Telegraph
2. BBC (1 e 2)
3. g1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.