🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro não disse que primeira-dama foi condenada por tráfico de drogas

Por Luiz Fernando Menezes

16 de junho de 2021, 18h06

Um vídeo com trecho de uma entrevista do presidente Jair Bolsonaro em 2019 circula editado nas redes (veja aqui) para fazer crer que ele disse que a primeira-dama Michelle Bolsonaro foi condenada por tráfico de drogas. No original, o mandatário comentava uma reportagem que revelou que a avó de sua mulher tinha esse antecedente criminal.

O vídeo editado circulou inicialmente nas redes em março de 2020, mas voltou a ser compartilhado recentemente. Até a tarde desta quarta-feira (16), as publicações somavam ao menos 1.700 compartilhamentos em posts no Facebook. Todas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação (veja como funciona).


Parece que a mulher do Bolsonaro já foi condenada por tráfico de drogas!

Editado, um vídeo que circula nas redes sociais faz parecer que o presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista que a primeira-dama Michelle Bolsonaro já foi condenada por tráfico de drogas. Na gravação original, feita durante uma entrevista em 2019, ele comenta uma reportagem publicada pela revista Veja no dia 16 de agosto daquele ano que revelou que a avó de sua mulher, Maria Aparecida Firmo Ferreira, tinha uma condenação pelo crime.

“A avó dela [Michelle] há uns 20 e poucos anos foi condenada por tráfico de drogas, três anos de cadeia. Cumpriu. Quando é justo levantar isso? É uma senhora que já tem seus problemas, pela idade, na faixa de 80 anos, e agora tá todo mundo sabendo na vizinhança que ela foi condenada no passado e cumpriu três anos de cadeia. Como é que você acha que tá a cabeça dela no momento? Qual o ganho jornalístico disso? Falar que a vó da Michelle, há três anos, há 20 e poucos anos aí foi condenada e cumpriu três anos de cadeia por tráfico de drogas? A mãe dela também é a mesma coisa, um processo de falsidade ideológica, que respondeu e foi arquivado. Tá? Foi arquivado”, disse Bolsonaro na ocasião.

Segundo a Veja, a mãe de Michelle, Maria das Graças Firmo Ferreira, foi indiciada por falsificação de documento na década de 1980 e a avó cumpriu pena na penitenciária feminina de Brasília entre 1997 e 1999 por ter sido flagrada com entorpecentes.

Aos Fatos ainda pesquisou por condenações e processos da primeira-dama na imprensa e nos sites do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas não encontrou nenhum resultado.

O Boatos.org também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. UOL
2. Veja
3. TJDFT
4. STJ
5. TJRJ


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.