🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Bolsonaro disse que idosos fazem hora extra no planeta

Por Luiz Fernando Menezes

1 de junho de 2022, 15h08

É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que “idosos estão fazendo hora extra no planeta” ou que “só prestam para gastar na farmácia”, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). Além de não haver registro de frases semelhantes ditas por ele na imprensa ou no contador de declarações do Aos Fatos, a origem dessas informações enganosas é uma imagem publicada primeiro em um blog satírico, mas que passou a circular como se fosse real.

Ao todo, as peças somavam 3.100 compartilhamentos no Facebook até esta quarta-feira (1º).


Selo falso

Idosos estão fazendo hora extra no planeta, alfineta Bolsonaro. Idoso só presta para gastar na farmácia.

Peça falseia declarações de Bolsonaro sobre idosos.

Não há registros de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha dito que idosos “estão fazendo hora extra no planeta” e só prestam “para gastar na farmácia”, como afirma uma publicação nas redes sociais. Não foram encontradas frases semelhantes a essas na imprensa, em buscas avançadas nos seus perfis no Twitter e no Facebook, nas páginas mantidas por ele no Instagram e no TikTok nem no contador de declarações atualizado por Aos Fatos.

Contatado pela reportagem, o responsável pelo projeto 7c0, que recupera tweets apagados de políticos, disse que não há registro de que Bolsonaro tenha publicado mensagens com esse teor. Ao buscar pela frase exata, Aos Fatos identificou que a mesma imagem compartilhada nas redes sociais foi publicada no blog satírico Verdade Verdadeira em 6 de maio de 2020.

Segundo o site, que se autointitula “blog de anedotas, filosofia, histórias e notícias do futuro” e afirma que “qualquer semelhança com a realidade real terá sido mera coincidência”, Bolsonaro teria feito as declarações durante um “café da manhã no Clube dos Héteros de Brasília”, o que nunca ocorreu.

Print mostra publicação original do blog Verdade Verdadeira com as falsas declarações.
Origem. Declarações falsas foram publicadas por blog em maio de 2020.

O Verdade Verdadeira foi responsável por outra peça de desinformação checada por Aos Fatos, que também atribuía ao presidente uma fala inventada sobre beneficiários do auxílio emergencial.

Referências:

1. Twitter
2. Facebook
3. Aos Fatos (1 e 2)
4. Twitter (@projeto7c0)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.