Vídeo de mulher nua em aeroporto foi gravado na Jamaica, não no Brasil

Por Luiz Fernando Menezes

26 de abril de 2024, 13h14

Não foi gravado no aeroporto de Guarulhos (SP) o vídeo com cenas de uma mulher nua sendo contida por seguranças. A gravação, que tem circulado nas redes como se mostrasse uma brasileira protestando contra o preço da passagem aérea, na verdade, foi feita na Jamaica e registra uma americana que tirou a roupa enquanto brigava com outra passageira.

Publicações com o vídeo fora de contexto acumulavam mais de 2.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (26).


Selo falso

Feminista esquerdista radical protestando no aeroporto de Guarulhos porque a passagem está muito cara. Lembrando que esse desgoverno prometeu que o pobre voltaria a andar de avião.

Vídeo mostra mulher nua sendo contida por segurança na fila de embarque de um aeroporto

Publicações mentem ao afirmar que um vídeo que mostra uma mulher nua sendo detida por um segurança teria sido gravado no aeroporto de Guarulhos (SP) e retrataria uma “feminista protestando contra o preço da passagem”. O registro original foi feito em janeiro, no Aeroporto Internacional Donald Sangster, na Jamaica.

Segundo a polícia local, a mulher estava na fila de embarque para sair do país quando tirou a roupa e começou a brigar com outra passageira. Ela ainda tentou pegar a arma do segurança que atuava para separar as duas mulheres. A agressora, identificada como cidadã americana, foi multada em 52 mil dólares jamaicanos.

A peça de desinformação foi publicada originalmente por um perfil de humor no X (ex-Twitter), mas usuários da plataforma interpretaram o post como um vídeo real (veja abaixo).

Exemplos de mensagens de usuários que compartilharam o vídeo no X. Uma delas diz ‘Faz o L que melhora. Engraçado que o PAPAI prometeu um monte de coisas e não cumpriu nada’
'Faz o L.' Usuários compartilharam o vídeo do perfil satírico como se a gravação tivesse sido feita no Brasil (Reprodução/X)

É fato, no entanto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, enquanto ainda era candidato à Presidência, que a parcela mais pobre da população iria voltar a andar de avião em sua gestão. O governo anunciou o Voa Brasil em 2023, um programa que prevê a oferta de passagens aéreas a R$ 200 para aposentados do INSS e estudantes do Prouni (Programa Universidade para Todos), mas seu lançamento, que deveria ter ocorrido agora em abril, foi adiado.

Referências:

1. RIC
2. Jamaica Observer
3. Jamaica Gleaner
4. Lula.com.br
5. UOL
6. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.