Não é verdade que um homem tatuou o ânus em protesto contra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), como alegam nas redes (veja aqui). A imagem usada nas postagens mostra o artista espanhol Abel Azcona, que fez em 2017 uma tatuagem anal em crítica ao ex-mandatário americano Donald Trump. Ele gravou na região do corpo a frase Make America Great Again, slogan do republicano.
A publicação enganosa atingiu 226 mil curtidas no Instagram e ao menos dezenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (2).
Homem faz tatuagem no anus em protesto contra Bolsonaro e diz que todos os Lula-livre devem fazer o mesmo
Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que um homem fez uma tatuagem no ânus em repúdio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A imagem mostra uma performance do artista espanhol Abel Azcona em março de 2017, em uma galeria de arte em Chicago (EUA), contra o ex-mandatário americano Donald Trump. Ele tatuou a frase “Make America Great Again”, lema da campanha do republicano à Casa Branca.
Em outubro de 2021, a AFP falou com o artista, que reiterou que se tratava de uma crítica a Trump.
“Eu sempre trabalhei meu corpo como uma arma e uma ferramenta política. Há mais de 12 anos faço performances e exibições políticas e sociais que me levaram à prisão, a ser detido ou [que provocaram] ameaças de morte. Eu acredito no empoderamento do corpo e da dor. O ânus é uma zona de prazer para muitas pessoas e uma zona de pecado para outras. Eu acho que desmistificar o que é o ânus, e escrever um lema político fascista em meu ânus, é uma ação claramente crítica e subversiva”, disse à agência.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.