🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Aos Fatos ganha prêmio internacional por combate à desinformação no Telegram

17 de maio de 2023, 12h53

Aos Fatos é vencedor do prêmio Digital Media Américas 2023 na categoria de engajamento de audiência com o chatbot Fátima para o Telegram e seu canal oficial no aplicativo. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (16) em Mérida, no México, durante a cerimônia de entrega da premiação.

O prêmio é concedido pela Associação Mundial de Editores de Notícias, a WAN-IFRA, e, neste ano, contemplou numa mesma concorrência veículos jornalísticos de língua inglesa, espanhola e portuguesa no continente americano. Em 2020, Aos Fatos já havia ganho o prêmio Digital Media latinoamericano na categoria de melhor projeto digital com o Radar.

“Os recorrentes problemas envolvendo desinformação e ódio em aplicativos só reforçam a demanda por jornalismo confiável e inovador nesses dispositivos. A premiação vem em boa hora, por honrar um trabalho vital de distribuição de notícias e combate à desinformação no Telegram”, diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.


Fátima. Versão do chatbot para o Telegram entrega aos usuários do aplicativo checagens, reportagens e explicadores do Aos Fatos sob demanda.

Aos Fatos lançou seu canal oficial no Telegram com vistas às eleições de 2022 e hoje mantém uma das maiores audiências na plataforma dentre todos os veículos jornalísticos brasileiros, grandes ou pequenos.

Já a robô checadora Fátima em sua versão para o Telegram é o quarto capítulo de um projeto pioneiro e multipremiado de uso de bots no jornalismo brasileiro. A expansão para o aplicativo de mensagens foi desenvolvida pela equipe de tecnologia do Aos Fatos e recebeu financiamento do Instituto Votorantim.

Por meio de interações simples, os usuários podem usar a robô para buscar checagens, denunciar desinformação, receber reportagens, acessar informações sobre o Aos Fatos e contribuir para o programa de membros Aos Fatos Mais.

Para falar com a Fátima no Telegram, é preciso acessar o link t.me/aosfatosfatimabot, enviar “Oi, Fátima” e seguir as orientações do menu.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.