Aos Fatos recebe prêmio latinoamericano de melhor projeto de jornalismo digital de 2020

27 de outubro de 2020, 17h15


O Aos Fatos é vencedor dos prêmios Digital Media Latam 2020 com o monitor de desinformação Radar Aos Fatos na categoria melhor projeto de jornalismo digital. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pela WAN-IFRA, Associação Mundial de Editores de Notícias.

Aos Fatos foi contemplado na categoria de pequenos veículos e concorreu com a colaboração transnacional entre El País (México) e El Faro (El Salvador) e o jornal argentino La Nación.

"A premiação é um indicativo que o investimento numa equipe multidisciplinar, que conjuga jornalismo, design, ciência de dados e linguística, é o diferencial de um site que encontrou no combate à desinformação sua grande vitória", diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.

"O banco de dados que estamos construindo com o Radar é único e de interesse público. Desenvolvemos um algoritmo capaz de identificar ondas desinformativas antes mesmo que elas ganhem corpo. É importantíssimo esse reconhecimento", diz Carol Cavaleiro, diretora de inovação do Aos Fatos e coordenadora do projeto.

O Radar. Uma união entre um monitor de informações potencialmente enganosas e uma equipe multidisciplinar de investigação, o Radar Aos Fatos é um núcleo de monitoramento em tempo real do ecossistema de desinformação brasileiro. A partir de padrões linguísticos e inteligência artificial, o algoritmo do Radar capta tendências desinformativas na internet a partir de conteúdos de baixa qualidade.

Inscreva-se aqui para receber análises em primeira mão.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.