🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Bolsonaro quebra silêncio nas redes para repetir mentira sobre cachorros na Venezuela

Por Amanda Ribeiro

8 de novembro de 2022, 11h42

Derrotado na tentativa de reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou o silêncio de nove dias nas redes, nesta terça (8), para repetir uma mentira sobre pets na Venezuela. Ao apresentar dados da Operação Acolhida no Telegram, o presidente voltou a dizer que venezuelanos estariam comendo seus animais de estimação por conta da fome que assola o país.

“Fugindo do terror do socialismo, onde pessoas são obrigadas a comer seus animais de estimação para sobreviver e fugir da violência que tomou conta de sua nação, o Brasil recebe refugiados da ditadura venezuelana”, escreveu Bolsonaro. Isso, claro, é falso: como Aos Fatos já apontou em checagem, não há qualquer indício de que os animais de estimação tenham sido extirpados da Venezuela.

Há, inclusive, ONGs que trabalham com o resgate de animais no país, que têm sido abandonados com maior frequência devido à escalada da crise econômica. Um exemplo é a South American Initiative, que detalha em sua página ações recentes de acolhimento a cachorros abandonados.

A desinformação sobre a situação econômica da Venezuela e de outros países da América Latina com governos de esquerda foi uma tônica constante do mandato de Jair Bolsonaro que se avolumou ainda mais durante a campanha eleitoral. Aos Fatos desmentiu a alegação de que venezuelanos teriam comido todos os seus cães e gatos 27 vezes desde janeiro de 2019.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.