🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos antigos e de outros países circulam como se fossem registros de terremoto na Turquia

Por Luiz Fernando Menezes

8 de fevereiro de 2023, 17h53

Posts nas redes têm usado vídeos de desastres antigos como se retratassem a destruição causada pelos terremotos que atingiram a Turquia na última segunda-feira (6). Enquanto algumas peças descontextualizam gravações feitas no país anteriormente — como um terremoto que atingiu uma região diferente em 2020 —, outras usam registros feitos em outros países, como o desabamento de um condomínio em Miami, nos Estados Unidos, em 2021.

Aos Fatos identificou quatro vídeos descontextualizados que, juntos, somam mais 2.000 compartilhamentos no Facebook, ao menos 1.000 compartilhamentos no Twitter e centenas de curtidas no Instagram.


Selo falso

Post usa vídeo de condomínio desabando nos EUA como se fosse na Turquia

Um desses vídeos é uma gravação feita em um distrito de Miami, nos Estados Unidos, em junho de 2021. O registro mostra o momento em que um condomínio de 12 andares colapsou, matando 98 pessoas.

As causas do desabamento ainda não foram identificadas, mas a imprensa americana apontou para alguns indícios. O Miami Herald, por exemplo, publicou imagens que mostravam estruturas do condomínio corroídas e paredes com rachaduras, além de infiltrações registradas horas antes do desabamento. Já o New York Times divulgou declarações de engenheiros que investigavam o colapso e afirmaram que o edifício possuía menos reforços metálicos do que o adequado.


Selo falso

Imagens de ondas altas não foi gravado na Turquia, mas na África do Sul em 2017

Usuários nas redes também têm descontextualizado um registro feito na África do Sul que mostra uma praia sendo atingida por ondas violentas. O vídeo foi gravado em março de 2017, na cidade de Durban.

Não há registros de que a Turquia tenha sido atingida por uma tsunami após os tremores na última segunda-feira (6). O NRIAG (Instituto Nacional de Pesquisa Astronômica e Geofísica do Egito) chegou a emitir um alerta sobre a possibilidade de tsunamis no Mar Mediterrâneo após os terremotos, mas descartou o acontecimento horas depois.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela AFP Checamos.

Leia mais
Nas Redes Fotos encenadas de cachorro em escombros viralizam no Instagram como se fossem na Turquia

Selo falso

Publicação trata como recente vídeo de 2020 gravado em outra região na Turquia

Publicações têm compartilhado como se fosse recente um vídeo gravado na Turquia, mas em outubro de 2020 e em região diferente da atingida pelos terremotos da última segunda-feira (6). Naquela época, a cidade de Esmirna foi acometida por um tremor de magnitude 6,6 na escala Richter, que causou destruição em diversos pontos da cidade. O vídeo em questão foi publicado na época por diversos veículos de imprensa internacionais (veja abaixo).

Já os terremotos que atingiram o país nesta semana foram registrados na fronteira com a Síria, a centenas de quilômetros de Esmirna. Os tremores mais recentes derrubaram edifícios e pontos turísticos e causaram a morte de 7.800 pessoas, segundo se sabe até o momento.


Selo falso

Vídeo do TikTok usa imagens de enchente de 2021 na Turquia como se fossem registros da destruição do terremoto recente

Já as imagens que mostram uma forte enchente também foram registradas na Turquia, mas antes dos terremotos. O vídeo foi publicado originalmente em agosto de 2021 e mostra um alagamento ocorrido na cidade de Kastamonu.

Naquele mês, as províncias de Bartin, Kastamonu e Sinop foram atingidas pelas cheias do rio Ezine. Os alagamentos demoliram casas e mataram mais de 40 pessoas. Segundo as autoridades turcas, as enchentes teriam sido causadas pelas fortes chuvas, aliadas às construções inadequadas e à interferência humana nos leitos do rio.

Referências:

1. Palm Beach Post
2. CBS News
3. Miami Herald
4. The New York Times
5. Al Arabya
6. Ahram
7. Relief Web
8. BBC
9. Google Maps
10. G1 (1 e 2)
11. NTV

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.