Vídeos de antigas declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circulam editados em postagens nas redes sociais (veja aqui) para dar a entender que o petista afirmou que o Bolsa Família, programa social vitrine de seus governos, era uma esmola. A adulteração pode ser comprovada pela comparação com as falas completas, registradas em 2009 e 2000, respectivamente, e que estão disponíveis no YouTube. Nos trechos destacados, Lula fazia alusão aos críticos do programa e ao assistencialismo pré-eleitoral.
O vídeo editado somava ao menos 54.400 compartilhamentos em posts no Facebook nesta sexta-feira (30) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).
O Bolsa Família é uma esmola. O Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas, porque quem recebe Bolsa Família não quer mais trabalhar
Vídeos com declarações do ex-presidente Lula circulam editados em postagens para fazer crer que ele teria afirmado que o Bolsa Família era "esmola" e que os beneficiários seriam "preguiçosos". A montagem tira de contexto trechos das falas em que Lula cita termos pejorativos empregados por quem não aprovava o programa na época.
Na íntegra do discurso, proferido em cerimônia de formatura de turmas do PlanSeQ-BF (Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para o Bolsa Família) em 2009, em Belo Horizonte (MG), o que Lula diz é:
“Ainda tem gente que critica o Bolsa Família, e eu acho normal. Eu atingi uma idade em que eu não tenho mais o direito de me ofender com essas coisas. Alguns dizem assim: ‘O Bolsa Família é uma esmola, o Bolsa Família é assistencialismo, o Bolsa Família é demagogia’. E vai por aí afora. Tem gente tão imbecil, tão ignorante, que ainda fala: ‘O Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas, porque quem recebe Bolsa Família não quer mais trabalhar'."
O vídeo original pode ser encontrado no YouTube, e a transcrição completa do discurso está disponível ainda na Biblioteca da Presidência da República.
Outra gravação. A montagem que circula nas redes sociais ainda é composta por outro vídeo de Lula. Aos Fatos não localizou a origem exata da gravação, mas uma legenda indica que seria de 2000, antes da chegada de Lula à Presidência e à criação do Bolsa Família. Na ocasião, ele criticava o assistencialismo usado para angariar votos nas eleições. A fala completa é:
“Lamentavelmente você tem uma parte da sociedade, que pelo alto grau de empobrecimento, é conduzida a pensar pelo estômago e não pela cabeça. É por isso que se distribui tanta cesta básica. É por isso que se distribui tanto tíquete de leite. Porque isso, na verdade, é uma peça de troca em época de eleição. E assim você despolitiza o processo eleitoral”.
Procurado por Aos Fatos, Lula afirmou, por meio de sua assessoria, que ele e sua família são "vítimas há anos de mentiras divulgadas por grupos políticos adversários, que produzem vídeos falsos ou edições descontextualizadas”.
Esta peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.