Vídeo em que Trump prevê ‘banho de sangue’ nos EUA caso não seja eleito foi editado

Por Luiz Fernando Menezes

18 de março de 2024, 17h44

Foi editado o vídeo que mostra o ex-presidente dos EUA Donald Trump dizendo que, caso não seja eleito, haverá um “banho de sangue” no país. As publicações distorcem o contexto da declaração para fazer crer que o político teria sugerido que haveria uma guerra civil caso perdesse a disputa presidencial. No discurso original, Trump se referia a um desastre econômico que supostamente ocorreria no país caso não fossem criadas regras e impostos para a produção e a venda de carros chineses.

O vídeo fora de contexto acumulava mais de 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e no Facebook até a tarde desta segunda-feira (18).


Selo falso

Trump diz que haverá um banho de sangue se ele não for eleito.

Trechos recortados de discurso de Trump circulam para sugerir que ele disse que haveria uma guerra civil nos EUA caso não fosse eleito

Publicações têm compartilhado uma fala recortada do ex-presidente americano Donald Trump para sugerir que o republicano teria dito que, caso não ganhasse as eleições, haveria um “banho de sangue” nos EUA. No discurso completo (a partir do minuto 34 do vídeo), ocorrido no último sábado (16), é possível verificar que o político se referia a um suposto desastre econômico causado pela indústria automobilística chinesa.

A fala, na íntegra, foi:

“Agora a China está construindo um monte de fábricas gigantescas para fabricar carros no México e eles acham que eles vão vender esses carros nos EUA sem nenhum imposto na fronteira. Deixem-me dizer uma coisa para a China: se você está ouvindo, presidente Xi, e eu e você somos amigos, mas ele entende a maneira que eu negocio, essas grandes e monstruosas fábricas que vocês estão construindo no México nesse momento, e vocês acham que vocês vão conseguir isso, não contratar americanos e vender os carros para a gente…

Nós vamos colocar 100% de taxa em cada carro que passe pela fronteira! Isso se eu for eleito. Agora, se eu não for eleito, vai ser um banho de sangue para todos — isso para dizer o mínimo — vai ser um banho de sangue para o país, isso para dizer o mínimo. Vocês não vão nos vender esses carros construídos em fábricas gigantescas.”

Leia mais
Nas Redes Vídeo é editado para fazer crer que Bolsonaro aparece em propaganda eleitoral de Trump

Após a viralização da fala distorcida, Trump se pronunciou em suas redes: “fingiram estar chocados com o uso da expressão ‘banho de sangue’, embora entendessem perfeitamente que eu estava simplesmente me referindo às importações permitidas pelo decrépito Joe Biden, que estão matando a indústria automobilística”.

Referências:

1. New York Times

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.