Vídeo de execução de soldados turcos de 2016 circula como se mostrasse israelenses mortos pelo Hamas

Por Luiz Fernando Menezes

29 de fevereiro de 2024, 13h35

Não é recente e tampouco está relacionado ao conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas um vídeo que mostra dois soldados sendo queimados vivos. As imagens que circulam nas redes, na verdade, foram divulgadas em 2016 pelo grupo terrorista Estado Islâmico e retratam a execução de dois reféns turcos.

O vídeo com o falso contexto tem sido compartilhado no Kwai, no qual acumula dezenas de milhares de visualizações, e no X (ex-Twitter), em que foi compartilhado mais de 2.000 vezes até a tarde desta quinta-feira (29).


Selo falso

Hamas queimando os soldados de Israel vivos.

Imagem de dois soldados acorrentados circula com legenda ‘Hamas queimando os soldados de Israel vivo’

São mentirosas as publicações que alegam que os dois homens que aparecem sendo queimados vivos em um vídeo que circula nas redes seriam soldados israelenses assassinados por membros do Hamas. As imagens são antigas e não foram gravadas nos territórios palestino ou israelense.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a gravação foi divulgada pelo Estado Islâmico em dezembro de 2016 e mostra dois reféns turcos que foram executados pelo grupo terrorista. Naquela época, a Turquia estava em conflito com a organização no norte da Síria.

Leia mais
Explicamos Hamas, Fatah e ANP: entenda a divisão política da Palestina atual
Explicamos Alvo de desinformação, conflito entre Israel e Hamas tem origens em disputa centenária

Elementos presentes no próprio vídeo já indicavam de que se tratava de uma ação do Estado Islâmico. No início da gravação é possível ver, por exemplo, a bandeira do grupo terrorista no canto superior direito (veja abaixo).

Do lado esquerdo, frame do vídeo mostra prisioneiro em pé e um círculo vermelho indica a presença de uma bandeira. Do lado direito, há a bandeira do Estado Islâmico.
Estado Islâmico. Vídeo que vem sendo compartilhado nas redes é acompanhado de bandeira do grupo terrorista (Reprodução/Instagram)

Referências:

1. g1
2. EBC

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.