Vídeo mostra resgate de crianças palestinas, não israelenses

Por Marco Faustino

1 de março de 2024, 18h17

Não é verdade que um vídeo no qual um homem socorre crianças feridas retrata o resgate de israelenses feitos reféns pelo grupo extremista palestino Hamas, como alegam publicações nas redes. As crianças que aparecem nas imagens são, na realidade, palestinas e foram retiradas dos escombros na Faixa de Gaza após um ataque do exército israelense.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram até a tarde desta sexta-feira (1°). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

[Vídeo mostra] crianças judias que estavam reféns do Hamas foram resgatadas pelo Exército de Israel

Vídeo que mostra fotojornalista ajudando a resgatar crianças palestinas após ataque de Israel em Gaza circula como se mostrasse resgate de israelenses feitos reféns pelo Hamas

Um vídeo que mostra o fotojornalista palestino Motaz Azaiza ajudando no transporte de duas crianças palestinas encontradas sob escombros na Faixa de Gaza tem sido compartilhado por posts nas redes como se retratasse um resgate do exército de Israel de crianças feitas reféns pelo Hamas.

A filmagem original foi publicada no perfil de Azaiza no Instagram em 22 de outubro de 2023. Na ocasião, o profissional de imprensa afirmou à ABC News que as crianças ficaram feridas após um ataque israelense em Gaza, e que ambas sobreviveram.

O fotojornalista acumulou milhões de seguidores em suas redes sociais ao registrar por cerca de três meses os estragos causados por bombardeios feitos por forças israelenses. Ele deixou Gaza no fim de janeiro após supostas ameaças de morte para que interrompesse a cobertura dos acontecimentos na região.

Leia mais
Nas Redes Vídeo mostra bastidores de curta-metragem, não ação real de membros do Hamas
Nas Redes Vídeo de execução de soldados turcos de 2016 circula como se mostrasse israelenses mortos pelo Hamas

Em 7 de outubro do ano passado, o Hamas realizou um ataque de larga escala contra Israel que resultou em milhares de mortes e na captura de centenas de reféns. A ação desencadeou um conflito que se estende até hoje. Após cinco meses, os bombardeios e ataques terrestres resultaram em ao menos 30 mil mortos do lado palestino e 1.200 do lado israelense, segundo informações divulgadas pelas duas partes.

Referências:

1. Instagram (Fontes 1 e 2)
2. MMNews
3. Opera Mundi
4. Arab News
5. Folha de S.Paulo
6. Correio Braziliense

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.