🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra caminhada de Bolsonaro com apoiadores não é atual nem foi gravado no RJ

Por Marco Faustino

31 de agosto de 2021, 16h23

Um vídeo de 2018 que mostra um evento da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em Presidente Prudente (SP) circula nas redes como se tivesse sido gravado no domingo (29) em Madureira, bairro do Rio de Janeiro (RJ), em uma "caminhada não planejada" do presidente (veja aqui). As imagens exibem o então candidato do PSL andando em meio a uma multidão de apoiadores e jornalistas no calçadão do município paulista.

Posts com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (31) e foram sinalizadas como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


Diferentemente do que alegam as postagens checadas, o vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro caminha rodeado por uma multidão de apoiadores e jornalistas não foi gravado no último domingo (29) em Madureira, no Rio de Janeiro (RJ), nem mostra uma "caminhada não planejada". As imagens exibem um evento da campanha do então candidato do PSL à Presidência da República em 22 de agosto de 2018 em Presidente Prudente (SP).

Por meio de uma busca reversa por imagens, foi possível localizar o mesmo registro publicado no Facebook e no YouTube (veja abaixo) de Bolsonaro. Ele esteve na cidade paulista acompanhado de outros políticos, como a hoje deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), que também compartilhou o vídeo em suas redes sociais.

Aos Fatos não localizou qualquer registro recente na imprensa, na agenda oficial da Presidência, e nos perfis oficiais de Jair Bolsonaro nas redes sociais (confira aqui, aqui e aqui) de que o presidente tenha visitado Madureira neste mês. Na campanha de 2018, ele esteve no Mercadão de Madureira, centro comercial do bairro, cinco dias após a viagem a Presidente Prudente. No local, tirou fotos com apoiadores e fez promessas de campanha.

Referências

1. Facebook (Fontes 1, 2 e 3)
2. YouTube (Fontes 1 e 2)
3. Portal Prudentino
4. Twitter
5. Instagram
6. G1


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.