Vídeo não mostra queda de avião de Marília Mendonça, mas acidente em 2012

Por Luiz Fernando Menezes

9 de novembro de 2021, 15h09

Um vídeo que mostra a queda de um avião bimotor vem sendo compartilhado nas redes sociais (veja aqui) como se registrasse o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça na última sexta-feira (5), o que é falso. As imagens, na verdade, mostram um acidente ocorrido nas proximidades do aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí (SP), em abril de 2012.

O vídeo descontextualizado acumulava ao menos 11 mil compartilhamentos em publicações no Facebook nesta terça-feira (9).


Selo falso

Um vídeo mostra o momento da queda do avião que transportava a cantora Marília Mendonça na tarde desta sexta-feira (5).

Não registra o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça, na última sexta-feira (5), um vídeo que mostra a queda de um avião bimotor que está sendo compartilhado nas redes sociais nos últimos dias. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que, na verdade, o vídeo é de um acidade que ocorreu em 20 de abril de 2012, em Jundiaí (SP).

Na ocasião, um avião bimotor caiu próximo ao aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro quado retornava para a pista após identificar uma falha nos motores. Ele perdeu o controle e se chocou contra o solo. O piloto da aeronave morreu na queda.

Já o acidente que provocou a morte da cantora Marília Mendonça e de mais quatro pessoas ocorreu em Caratinga (MG). Ainda não há confirmação da causa, que está sendo investigada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) afirmou que a aeronave atingiu um cabo de energia, mas não se sabe se foi isso que causou a queda.

A AFP Checamos também desmentiu a peça de desinformação.

Referências:

1. Youtube
2. G1 (1, 2, 3, 4 e 5)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.