🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra queda de avião de Marília Mendonça, mas acidente em 2012

Por Luiz Fernando Menezes

9 de novembro de 2021, 15h09

Um vídeo que mostra a queda de um avião bimotor vem sendo compartilhado nas redes sociais (veja aqui) como se registrasse o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça na última sexta-feira (5), o que é falso. As imagens, na verdade, mostram um acidente ocorrido nas proximidades do aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí (SP), em abril de 2012.

O vídeo descontextualizado acumulava ao menos 11 mil compartilhamentos em publicações no Facebook nesta terça-feira (9).


Selo falso

Um vídeo mostra o momento da queda do avião que transportava a cantora Marília Mendonça na tarde desta sexta-feira (5).

Não registra o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça, na última sexta-feira (5), um vídeo que mostra a queda de um avião bimotor que está sendo compartilhado nas redes sociais nos últimos dias. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que, na verdade, o vídeo é de um acidade que ocorreu em 20 de abril de 2012, em Jundiaí (SP).

Na ocasião, um avião bimotor caiu próximo ao aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro quado retornava para a pista após identificar uma falha nos motores. Ele perdeu o controle e se chocou contra o solo. O piloto da aeronave morreu na queda.

Já o acidente que provocou a morte da cantora Marília Mendonça e de mais quatro pessoas ocorreu em Caratinga (MG). Ainda não há confirmação da causa, que está sendo investigada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) afirmou que a aeronave atingiu um cabo de energia, mas não se sabe se foi isso que causou a queda.

A AFP Checamos também desmentiu a peça de desinformação.

Referências:

1. Youtube
2. G1 (1, 2, 3, 4 e 5)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.