🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra bombardeio de Israel a palestinos que buscavam água

Por Milena Mangabeira

25 de outubro de 2023, 16h57

É falso que um vídeo que circula nas redes mostra um bombardeio de Israel contra um grupo de civis palestinos que buscavam água, como alegam publicações nas redes. O vídeo usado nas peças desinformativas registra, na verdade, o lançamento de uma bomba pelo Exército do Sudão contra um armazém de combustível dominado por forças paramilitares conhecidas como RSF (Forças de Apoio Rápido, na siga em inglês), na cidade de Cartum, capital do país africano.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de mil curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (25). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Desumano. Israel bombardeia palestinos que, com muita sede, foram apenas buscar água.

Vídeo de ataque no Sudão circula como se mostrasse um ataque de Israel contra palestinos

Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo mostra o Exército de Israel bombardeando um grupo de palestinos que buscava água. A gravação compartilhada pelos posts enganosos registra, na verdade, um ataque ocorrido na capital do Sudão em 12 de outubro deste ano. Na ocasião, o Exército do país bombardeou um armazém de combustível comandado pelo grupo paramilitar RSF.

O Sudão está em guerra civil desde 2021, após o rompimento da aliança entre o líder militar do país, Abdel Fattah al-Burhan, e o comandante do RSF, Mohamed Hamdan Dagalo. Ambos atuaram juntos para derrubar o governo de Omar al-Bashir em 2019.

Após a derrubada do governo de Al-Bashir, o Sudão passou a ser governado por uma aliança entre militares e civis, que foi interrompida por um golpe militar em 2021. A partir daí, conflitos nas negociações sobre a entrada da RSF nas forças militares e a indefinição sobre a condição hierárquica do grupo levaram a uma disputa por poder.

Um dos acontecimentos mais recentes da disputa foi o bombardeio por drone liderado pelo Exército do Sudão mostrado pelas peças de desinformação. A guerra civil sudanesa já soma ao menos 7.500 mortos.

É fato, no entanto, que a Faixa de Gaza sofre com um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo comandado por Israel e pelo Egito ao menos desde 2007, quando o grupo extremista islâmico Hamas assumiu o controle da região. Esses bloqueios se intensificaram recentemente após os ataques provocados pelo Hamas e o início de um novo conflito com Israel. Até o momento, estima-se que tenham morrido 7.948 no confronto.

A peça desinformativa também foi checada pela AFP, e pela agência indiana Boom.

Referências:

1. Al Rakoba News
2. CNN Brasil
3. Al Jazeera (1, 2, 3)
4. BBC Brasil
5. UOL
6. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.