🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra resoluções de encontro de direitos humanos do PT, não plano de governo do partido

Por Priscila Pacheco

27 de outubro de 2022, 20h14

Publicações nas redes sociais enganam ao sugerir que resoluções aprovadas em um encontro de direitos humanos do PT no ano passado representariam as propostas do plano de governo do partido, que concorre à Presidência com Lula. O documento, divulgado em dezembro de 2021, prevê sugestões como a desmilitarização das polícias, a descriminalização das drogas e a soltura de presos provisórios, tópicos que não constam entre as diretrizes apresentadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela chapa presidencial do partido.

O conteúdo distorcido reunia ao menos 70 mil no Facebook e 20 mil curtidas no Instagram nesta quinta-feira (27).


Selo não é bem assim

Postagem mostra resoluções de encontro de direitos humanos de um grupo do PT como se fosse plano de governo de Lula

Um vídeo com sugestões aprovadas no encontro de direitos humanos do PT de dezembro de 2021, como desmilitarização da polícia, a descriminalização das drogas e a soltura de presos, circula fora de contexto em postagens que alegam que essas medidas seriam parte do plano de governo do partido.

Embora o texto do encontro afirme que essas e outras medidas eram o esboço de uma "plataforma mínima de direitos humanos para contribuir no desenho do que será a campanha Lula-2022", não se pode dizer que a lista integra o plano de governo da chapa presidencial petista. Isso porque nenhuma dessas propostas está entre as diretrizes apresentadas pela coligação do partido ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

  • Não há previsão de desmilitarização da polícia. No tópico 32 da diretrizes entregues ao TSE, é dito que o governo fará reformas para ampliar a eficiência por meio da modernização de instituições de segurança, carreiras policiais, mecanismos de fiscalização e do aprimoramento das relações com o Judiciário. O tópico propõe melhorar a qualificação dos policiais e padronizar escalas e jornadas de trabalho;
  • A respeito das drogas, não há menção a descriminalização e regularização. O tópico 34 diz que o “atual modelo bélico” de combate ao tráfico será substituído por estratégias de enfrentamento às organizações criminosas baseadas em investigação e inteligência;
  • Também não há nas diretrizes a previsão de soltura de presos provisórios. No tópico 38 é dito que serão construídas políticas que combatam e revertam o superencarceramento, especialmente entre jovens negros.

O texto com as medidas aprovadas pelos delegados do encontro de direitos humanos do PT foi tirado do ar. Em nota, a assessoria do partido ressaltou que as sugestões presentes no documento não representm as diretrizes de governo da chapa Lula-Alckmin, elaboradas com a participação de partidos aliados, como PSB, PCdoB, PSOL, PV, Rede e Solidariedade.

Referências:

1. TSE (Fontes 1 e 2)
2. PT (Fontes 1, 2 e 3)
3. G1

CORREÇÃO: Esta checagem foi atualizada às 20h02 de quinta-feira (27) para dimensionar com maior precisão as diferenças entre o documento aprovado no encontro de direitos humanos do PT e as diretrizes apresentadas pela chapa Lula-Alckmin ao TSE. Foi corrigida ainda a atribuição da desinformação: a alegação de que o texto representava o plano de governo do PT não foi feita no vídeo, mas por publicações que o reproduziram nas redes sociais.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.