🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo com mensagem de Maduro para Lula é de 2020, não atual

Por Priscila Pacheco

25 de outubro de 2022, 15h07

É de 2020, não atual, um vídeo em que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, saúda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gravação foi feita em 27 de outubro daquele ano, quando o petista completou 75 anos. A versão que circula agora nas redes fora de contexto exclui o momento em que o venezuelano manda parabéns a Lula para fazer crer que a mensagem foi enviada em razão das eleições deste ano.

O vídeo editado conta com ao menos 58 mil curtidas no Instagram e 2.202 retuítes no Twitter nesta terça-feira (25).


Selo não é bem assim

Vídeo gravado em 2020 por Maduro tem trecho sobre aniversário de Lula cortado para insinuar que é atual e sobre eleição

Um vídeo gravado em 2020 pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, tem sido compartilhado nas redes com alegação falsa de que é atual e seria uma mensagem de “boa sorte” para Lula (PT) no segundo turno. A gravação foi publicada no perfil oficial do venezuelano no Twitter em 27 de outubro de 2020, quando o petista completou 75 anos.

Os primeiros 35 segundos do vídeo, quando Maduro parabeniza Lula, foram cortados nas postagens. Confira a fala completa dele:

“Parabéns para o companheiro Lula! Em tempo de pandemia, Lula, você chegou aos 75 anos mais vital e atual que nunca. Da Venezuela bolivariana revolucionária em resistência, esta Venezuela que está de pé, Lula, e sorridente te dizemos feliz aniversário. Felicidade para a sua vida. Felicidade por tudo que tem feito pelo Brasil, pela América Latina e pelo Mundo”

As postagens enganosas usam o vídeo a partir dos 36 segundos, quando é citada a palavra Brasil. Esse trecho isolado não permite concluir o intuito da mensagem.

“(...) Brasil e pela América Latina e pelo mundo. Ainda há muito o que fazer, Lula. Temos você como um exemplo, uma referência. E o povo do Brasil vemos como uma grande esperança. Da Venezuela, a Venezuela que você tanto ama, do seu irmão Chavez, a Venezuela bolivariana, felicidades. Que Deus te abençoe, Lula. Um beijo e um abraço da Venezuela”.

Embora Lula tenha manifestado apoio a Nicolás Maduro no passado, Aos Fatos não encontrou mensagens recentes do ditador em apoio ao candidato petista. A última postagem do venezuelano que cita o brasileiro foi feita em novembro de 2021 para mostrar uma foto em que Lula aparece ao lado de Hugo Chávez (1954–2013), que antecedeu Maduro, e de Néstor Kirchner (1950–2010), ex-presidente da Argentina. Recentemente, ao comentar a situação na Venezuela, Lula defendeu a alternância de poder e “eleições mais livres”.

O vídeo editado também foi publicado no Twitter pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Procurado por Aos Fatos, o filho do presidente não retornou.

Referências:

1. Twitter Nicolás Maduro (Fontes 1, 2 e 3)
2. G1
3. Poder360

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.