🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo em que Fagner declara apoio a Bolsonaro é de 2018, não atual

Por Priscila Pacheco

14 de abril de 2022, 17h11

Não é recente, mas de 2018, o vídeo em que o cantor Fagner declara apoio a Jair Bolsonaro (PL), diferentemente do que indicam posts nas redes sociais (veja aqui). A assessoria do músico informou nesta quinta-feira (14) que ele não pretende se manifestar a favor de candidatos nas eleições deste ano e que pediu ao TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) a remoção da gravação fora de contexto das plataformas.

O conteúdo enganoso reunia ao menos 26.700 compartilhamentos no Facebook e 2.415 retweets no Twitter nesta quinta-feira (14).


Selo distorcido

Cantor Fagner presta solidariedade a candidatura a reeleição do Presidente Bolsonaro para 2022

Vídeo de 2018 sobre apoio do cantor Fagner a Bolsonaro é divulgado como atual

Publicações nas redes sociais compartilham como se fosse recente um vídeo de 2018 que mostra uma manifestação de apoio do cantor e compositor Raimundo Fagner à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo está disponível desde outubro daquele ano.

A assessoria de imprensa do cantor disse que o músico não tem a intenção de se manifestar politicamente nas eleições deste ano. Ele, inclusive, solicitou ao TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) a remoção do vídeo descontextualizado.

Em entrevista ao jornal O Globo em 2020, Fagner criticou o presidente e disse que decidiu se manifestar a favor de Bolsonaro à época porque amigos haviam “estampado decalques” de Fernando Haddad (PT). “Não aprovo a maneira como ele conduz o país. Parece que está em surto, um psicólogo podia dar uma força (risos)”, afirmou.

Referências:

1. G1
2. O Globo
3. Facebook Capitão Vagner


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.