Vídeo é editado para fazer crer que Lula disse que negros são escravos e vagabundos

Compartilhe

Um trecho de uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) circula em posts nas redes sociais editado para fazer crer que ele afirmou que negros são escravos e vagabundos (veja aqui). Na fala completa, disponível no site DCM e no canal do petista no YouTube, ele opinava a respeito da visão que os mais ricos têm da população negra.

O vídeo editado somava ao menos 1.032 compartilhamentos em posts no Facebook nesta sexta-feira (21) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Selo falso

Lula diz “negros são escravos e vagabundos

Sobre uma marca d'água com o selo 'falso', reprodução de frame de vídeo com a alegação falsa de que Lula teria dito que negros são escravos e vagabundos.

Não é verdade que o ex-presidente Lula (PT) tenha afirmado que negros são escravos e vagabundos, como alegam as postagens checadas. O vídeo que circula nas publicações é uma versão editada e fora de contexto de uma declaração do petista em entrevista concedida ao site DCM em abril.

Na fala completa, o petista dava sua opinião sobre como a elite brasileira enxergaria a população negra: “É assim, desde a proclamação da República, desde o fim da escravidão, eles [elite] pensam assim. Os negros não foram libertados para virar cidadãos e cidadãs, eles deixaram de ser escravos para virar vagabundos. Porque é assim que a elite tratava eles e continua tratando até hoje”.

O vídeo original pode ser visto no canal oficial de Lula no YouTube e no site do DCM. A fala destacada começa aos 29 minutos e 30 segundos.

A peça de desinformação também foi checada pela Agência Lupa.

Referências

  1. YouTube Lula
  2. DCM

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça