Vídeo de Kalil almoçando em restaurante é anterior à pandemia de Covid-19

Compartilhe

Não é verdade que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), foi flagrado almoçando em um restaurante em Nova Lima (MG) recentemente. O vídeo que circula em postagens nas redes sociais (veja aqui) foi gravado em julho de 2018. A gravação tem sido usada fora de contexto para acusar o prefeito de desobedecer as medidas de isolamento que decretou na capital mineira.

A peça de desinformação tem circulado no Facebook desde o final de semana, acumulando ao menos 3.000 compartilhamentos até a tarde desta quinta-feira (6). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Kalil fecha tudo em BH e vai almoçar em Nova Lima. Bem feito, se ferrou...

Publicações nas redes sociais enganam ao indicar que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), teria sido flagrado almoçando em um restaurante na cidade de Nova Lima (MG) após decretar o fechamento do comércio na capital como medida de prevenção ao novo coronavírus. Na verdade, o vídeo, que mostra o prefeito sendo criticado por outro homem, foi gravado em julho de 2018.

Na ocasião, o então candidato a deputado estadual Bartô (Novo) abordou Kalil em um restaurante de Belo Horizonte e o questionou sobre o gasto de R$ 63 mil no fretamento de uma aeronave para que o procurador-geral do município, Tomáz Aquino, viajasse para a Brasília por um único dia. Por causa da discussão, o prefeito registrou um boletim de ocorrência contra o candidato por perturbação do sossego alheio.

Sobre o gasto, a Prefeitura de Belo Horizonte disse na época que Aquino foi a Brasília para uma reunião com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) marcada de última hora e que a viagem rendeu a liberação de R$ 180 milhões de repasses do governo estadual que estavam atrasados.

Medidas de proteção. A peça de desinformação ganhou tração nas redes logo após o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte ter anunciado, no dia 31 de julho, que não iria reabrir o comércio. Após registrar um recorde de mortes decorrentes do novo coronavírus no dia 25 de junho, a administração municipal decidiu que só serviços essenciais poderiam continuar funcionando.

Na última terça-feira (4), no entanto, Kalil anunciou a reabertura parcial do comércio na cidade. Segundo o plano da prefeitura, o comércio varejista pode funcionar entre os dias 6 e 8 de agosto e a partir do dia 12 respeitando os horários estabelecidos.

O Boatos.org e o Fato ou Fake também desmentiram a peça de desinformação.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Compartilhe

Leia também

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans