🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra Bolsonaro no 7 de Setembro de 2021, não na feira Agrishow 2022

Por Marco Faustino

26 de abril de 2022, 18h22

Um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) acena de dentro do carro para uma multidão circula em postagens nas redes sociais como se tivesse sido gravado na feira Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (SP), o que não é verdade (veja aqui). As imagens foram registradas no ato bolsonarista realizado no 7 de Setembro do ano passado em São Paulo.

Publicações com o vídeo em contexto enganoso acumulavam ao menos 2.100 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (26).


Selo falso

Foi na abertura da Agrishow, a maior feira de máquinas agrícolas da América Latina. Ribeirão Preto/SP. 25/04/2022.

Vídeo gravado em São Paulo em 2021 é difundido como se tivesse sido gravado na Agrishow 2022

Postagens enganam ao atribuir à abertura do Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (SP), um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) acena de um carro para uma multidão de apoiadores. Na realidade, as cenas foram gravadas na avenida Paulista, em São Paulo, no 7 de Setembro do ano passado.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que as cenas originais foram publicadas na página de Bolsonaro no Facebook no mesmo dia do ato a favor do governo, convocado pelo próprio presidente no feriado da Independência. Momentos antes, ele discursou por 20 minutos e fez ataques ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Bolsonaro esteve em Ribeirão Preto (SP) na segunda-feira (25) e participou da abertura da 27ª edição da feira agrícola internacional Agrishow. Entretanto, ele não desfilou em carro aberto — participou de uma motociata e, ao chegar no local, andou a cavalo.

Referências:

1. Facebook
2. Poder 360 (Fontes 1 e 2)
3. G1


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.