Vídeo mostra bastidores de curta-metragem, não ação real de membros do Hamas

Por Marco Faustino

28 de fevereiro de 2024, 16h02

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra uma gravação encontrada no celular de um integrante do Hamas que exibe membros do grupo extremista ameaçando reféns israelenses. A filmagem compartilhada pelas peças de desinformação registra, na realidade, os bastidores da gravação de um curta-metragem ficcional sobre os ataques de 7 de outubro do ano passado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (28). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Video encontrado no celular de um terrorista abatido pelas forças israelenses. Olha o terror psicológico que esses monstros causam até em crianças

Posts compartilham bastidores de gravação de curta-metragem como se fossem ação real de membros do Hamas contra reféns israelenses

Cenas dos bastidores de um curta-metragem ficcional têm circulado nas redes como se mostrassem registros reais do sofrimento imposto por membros do grupo extremista palestino Hamas contra reféns israelenses. Todos os indivíduos que aparecem na cena são atores.

Em declaração ao site de notícias israelense Mako, o ator Raiq Farag, que aparece nas imagens, confirmou sua participação no curta-metragem — cujo nome não foi divulgado, mas que abordará os acontecimentos de 7 de outubro de 2023. O site afirmou ainda ter consultado fontes da produção do filme, que alegaram não saber como os bastidores vazaram nas redes sociais.

Leia mais
Explicamos Alvo de desinformação, conflito entre Israel e Hamas tem origens em disputa centenária

Comparativo mostra que um dos supostos terroristas do vídeo difundido nas redes (à dir.) é, na realidade, o ator Raiq Farag (à esq.).
Encenação. Comparativo mostra que um dos supostos terroristas do vídeo difundido nas redes (à dir.) é, na realidade, o ator Raiq Farag (à esq.) (Reprodução).

Em 7 de outubro do ano passado, o Hamas realizou um ataque de larga escala contra Israel que resultou em milhares de mortes e na captura de centenas de reféns. A ação desencadeou um conflito que se estende até hoje. Após cinco meses, os bombardeios e ataques terrestres resultaram em ao menos 30 mil mortos do lado palestino e 1.200 do lado israelense, segundo informações divulgadas pelas duas partes.

Referências:

1. Mako
2. IMDB
3. O Globo
4. Folha de S. Paulo
5. Correio Braziliense

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.