Vídeo que mostra balsa carregada com toras de madeira é de 2018, não atual

Compartilhe

Um vídeo que mostra uma balsa desgovernada carregada com toras de madeira não retrata o desmatamento da Floresta Amazônica no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como alegam publicações nas redes sociais. O registro é de 2018, ano em que o Brasil era governado por Michel Temer (MDB), e não há informações sobre a origem da madeira.

Publicações que compartilham o vídeo fora de contexto acumulavam 3.200 visualizações no Kwai e no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook e curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (12). As peças enganosas circulam também no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance os conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

Quantas áreas de floresta devastada contêm nessas gigantescas balsas carregadas de troncos? Parte da floresta [Amazônica] está aí em cima de cada balsa. Que governo [Lula] é esse que fez tanta promessa de cuidado, e agora simplesmente deixa o barco tocar nessa destruição literalmente

É de novembro de 2018, não atual, como fazem crer publicações nas redes sociais, um vídeo que mostra uma balsa desgovernada carregada com toras de madeira. O incidente aconteceu no município paraense de São Domingos do Capim e foi noticiado pelo Bom Dia Pará, da TV Liberal, afiliada da Globo. Em nota ao Aos Fatos, o Ibama afirmou que não há informações sobre a origem da madeira e a Capitania dos Portos, na época, disse que não recebeu denúncias.

No vídeo, a balsa perde a navegabilidade, passa próximo à orla da cidade, e empurra outros barcos ao redor. Uma casa ribeirinha quase é atingida pela embarcação.

Dados divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) na sexta-feira passada (5) mostram que, em 2023, a área sob alerta de desmatamento na Amazônia caiu pela metade, na comparação com 2022 — o que representa o menor número desde 2018. O Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima atribuiu a queda à intensificação das ações de comando e controle de autarquias e órgãos governamentais.

No governo de Jair Bolsonaro (PL), o índice de desmatamento da Amazônia apresentou aumento em todos os anos, tendência que os dados já apontavam durante o governo Michel Temer. A área destruída na Amazônia saltou de 7.540 km² em 2018, fim da gestão Temer, para 10,1 mil km² em 2019, primeiro ano de Bolsonaro. Em 2021, foram devastados 13 mil km², maior área desde 2006.

Leia mais
Nas Redes É falso que Lula afirmou que fará loteamento da Amazônia
Nas Redes Vídeos mostram ação contra o garimpo ilegal, não invasão do exército venezuelano

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima