Não é recente um vídeo que mostra um exercício militar na Venezuela que tem sido compartilhado nas redes sociais para alertar sobre uma possível guerra entre o país vizinho e o Brasil (veja aqui). As imagens foram veiculadas pela agência de notícias Efe em fevereiro de 2020, e Aos Fatos não encontrou registros recentes de exercícios semelhantes.
O conteúdo descontextualizado surgiu no TikTok, onde contava com mais de 1,2 milhão de visualizações, e também tem 2.100 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (17).
Publicações nas redes sociais difundem um vídeo de uma reportagem que noticia um exercício militar na Venezuela juntamente com uma mensagem que sugere haver uma ameaça de guerra com o Brasil. A gravação de fato mostra militares venezuelanos em treinamento, mas não é recente – foi feita em fevereiro de 2020 e difundida pela agência Efe.
Naquela época, havia uma tensão entre os dois países porque o governo brasileiro havia autorizado o asilo político de 25 militares venezuelanos suspeitos de serem responsáveis por um ataque a um quartel em dezembro de 2019. Em comunicado oficial, o governo de Nicolás Maduro disse que era uma “insólita decisão que confirma o padrão de proteção e cumplicidade de governos satélites dos Estados Unidos”, e acusou o Brasil de participar de “ataques terroristas”.
Cerca de um mês depois, em janeiro de 2020, o presidente venezuelano anunciou que os exercícios militares seriam iniciados em fevereiro. O primeiro treino daquele ano, registrado pela agência Efe e usado na peça desinformativa, ocorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro. Um dia antes, Maduro afirmou que Bolsonaro estava “arrastando” o Brasil para um conflito armado contra a Venezuela, trecho que também aparece nas peças de desinformação.
Depois do exercício militar, no entanto, a tensão entre Brasil e Venezuela se dissipou. Não há registros recentes de ataques verbais entre os dois mandatários ou de movimentação que aponte para uma possível guerra.
Origem. O vídeo com a legenda que sugere um perigo de guerra entre Brasil e Venezuela foi publicado originalmente no dia 15 de março de 2022 pelo perfil do TikTok @russiaxucrania1. Aos Fatos não conseguiu entrar em contato com o usuário, que não permite o envio de mensagens privadas pela rede social.
A agência Lupa também publicou uma checagem sobre o assunto.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.