🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Publicações usam vídeo antigo para sugerir risco de guerra entre Brasil e Venezuela

Por Luiz Fernando Menezes

17 de março de 2022, 18h14

Não é recente um vídeo que mostra um exercício militar na Venezuela que tem sido compartilhado nas redes sociais para alertar sobre uma possível guerra entre o país vizinho e o Brasil (veja aqui). As imagens foram veiculadas pela agência de notícias Efe em fevereiro de 2020, e Aos Fatos não encontrou registros recentes de exercícios semelhantes.

O conteúdo descontextualizado surgiu no TikTok, onde contava com mais de 1,2 milhão de visualizações, e também tem 2.100 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (17).


Selo distorcido

Reportagem antiga é usada para sugerir perigo de guerra com a Venezuela

Publicações nas redes sociais difundem um vídeo de uma reportagem que noticia um exercício militar na Venezuela juntamente com uma mensagem que sugere haver uma ameaça de guerra com o Brasil. A gravação de fato mostra militares venezuelanos em treinamento, mas não é recente – foi feita em fevereiro de 2020 e difundida pela agência Efe.

Naquela época, havia uma tensão entre os dois países porque o governo brasileiro havia autorizado o asilo político de 25 militares venezuelanos suspeitos de serem responsáveis por um ataque a um quartel em dezembro de 2019. Em comunicado oficial, o governo de Nicolás Maduro disse que era uma “insólita decisão que confirma o padrão de proteção e cumplicidade de governos satélites dos Estados Unidos”, e acusou o Brasil de participar de “ataques terroristas”.

Cerca de um mês depois, em janeiro de 2020, o presidente venezuelano anunciou que os exercícios militares seriam iniciados em fevereiro. O primeiro treino daquele ano, registrado pela agência Efe e usado na peça desinformativa, ocorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro. Um dia antes, Maduro afirmou que Bolsonaro estava “arrastando” o Brasil para um conflito armado contra a Venezuela, trecho que também aparece nas peças de desinformação.

Depois do exercício militar, no entanto, a tensão entre Brasil e Venezuela se dissipou. Não há registros recentes de ataques verbais entre os dois mandatários ou de movimentação que aponte para uma possível guerra.

Origem. O vídeo com a legenda que sugere um perigo de guerra entre Brasil e Venezuela foi publicado originalmente no dia 15 de março de 2022 pelo perfil do TikTok @russiaxucrania1. Aos Fatos não conseguiu entrar em contato com o usuário, que não permite o envio de mensagens privadas pela rede social.

A agência Lupa também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. YouTube
2. Google
3. O Estado de S.Paulo (Fontes 1 e 2)
4. Twitter
5. UOL


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.