🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é atual, mas de 2017, vídeo que mostra fraude do GPS em carros-pipa no Nordeste

Por Marco Faustino

2 de fevereiro de 2023, 17h17

A prisão de um acusado de fraudar a Operação Carro-Pipa por meio de equipamentos de GPS, retratada em vídeo que circula nas redes, não ocorreu no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como sugerem publicações nas redes sociais. As imagens são de 2017, no governo de Michel Temer (MDB), e têm sido vinculadas à alegação mentirosa de que as bombas da transposição do São Francisco foram desligadas pela atual gestão.

Publicações que disseminam o vídeo sem o devido contexto acumulavam 11.200 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (2) e circulam também no TikTok e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Polícia descobre, que a história é bem pior ainda, do que só desligar as bombas da transposição do Rio São Francisco. Os GPS dos caminhões pipas pagos com nosso dinheiro, estão em carros de passeios

Posts difundem como recente uma ação policial ocorrida em 2017, que prendeu acusado de fraudar a Operação-Carro Pipa no Ceará

Posts nas redes sociais enganam ao sugerir que é recente um vídeo que mostra a prisão de um acusado de fraudar a Operação Carro-Pipa, programa realizado há duas décadas pelo Exército em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, na zona rural do município de Solonópole (CE). Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original, publicada pelo canal Vigilante Notícias RN, no YouTube, em março de 2017, no governo Michel Temer (MDB).

O vídeo tem sido associado à alegação falsa, identificada por Aos Fatos em ao menos 17 vídeos desde janeiro, de que o presidente Lula ordenou o desligamento das bombas da transposição do rio São Francisco para que falte água nas torneiras dos nordestinos, o que não ocorreu. A única estação fora de funcionamento (EBI-3) está com as bombas paradas para manutenção desde setembro de 2022, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

A fraude retratada no vídeo consiste em retirar equipamentos de rastreamento via GPS, que são utilizados em carros-pipa no Ceará desde 2013, justamente para evitar fraudes, e colocá-los em carros e motos. O golpista fazia com esses veículos a mesma rota que deveria percorrer com os caminhões para a entrega da água, porém sem o insumo. Dessa forma, as empresas recebiam pelas entregas sem nunca terem fornecido água.

Em 2017, foram registradas outras tentativas de fraudes semelhantes nos municípios cearenses de Icó e Pedra Branca. Entre 2019 e 2021, a Polícia Federal e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou o mesmo golpe nas cidades de Salitre e Juazeiro do Norte.

Leia mais
BIPE Vídeos com mentiras sobre a transposição do São Francisco viram trend de TikTok
Nas Redes Lula não mandou bloquear passagem de água do São Francisco a Salgueiro, em Pernambuco
Nas Redes Governo Lula não desligou abastecimento de água na cidade pernambucana de Sertânia

Emergencial. A Operação Carro-Pipa atua na distribuição de água potável em cidades atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A operação é uma ação de socorro, não um programa contínuo, em que o ente atingido pela seca ou estiagem decreta situação de emergência ou calamidade pública para uma ação em sua localidade. Quando o estado ou município sai da situação de emergência é desligado da operação.

A operação é realizada desde 1998 e abastece mais de 450 municípios nordestinos, o que beneficia 1,6 milhão de pessoas. Já as águas da Transposição do rio São Francisco beneficiam 12 milhões de pessoas em 390 cidades do Nordeste.

Referências:

1. YouTube
2. Aos Fatos
3. Diário do Nordeste (Fontes 1 e 2)
4. G1 (Fontes 1, 2 e 3)
5. Exército Brasileiro
6. Senado Federal

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.