Lula não mandou bloquear passagem de água do São Francisco a Salgueiro, em Pernambuco

Compartilhe

Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou “entupir” o canal da transposição do rio São Francisco em Salgueiro (PE) para obrigar os moradores a dependerem do abastecimento por meio de carros-pipa e cisternas. O vídeo mostra uma estrutura usada desde 2020 para impedir o desabastecimento da cidade. Chamada de ensecadeira, a barreira de terra impede que a água do reservatório Negreiros, que abastece as cidades de Salgueiro e Serrita, escorra para outro reservatório, conforme explicado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Publicações com a falsa alegação acumulavam 800 mil visualizações no TikTok e 25 mil curtidas no Instagram nesta terça-feira (24), além de circularem também no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível mensurar o alcance.


Selo falso

Lula mandou entupir. A retroescavadeira quebrou tudo e entupiu. Lula disse que os nordestino não precisa de água nas torneiras, vai mandar os [carros-]pipa mesmo.

Vídeo engana ao dizer que barreira de terra foi instalada no canal para ‘entupir’ e desabastecer reservatório em Salgueiro

A barreira de terra e pedras que impede a passagem de água da transposição do rio São Francisco em Salgueiro, no sertão pernambucano, não foi obra do presidente Lula nem tem a finalidade de tirar a água da torneira dos moradores, que passariam a depender de carros-pipa e cisternas, como é dito em vídeo que viralizou.

Conforme explicado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ao Aos Fatos, a estrutura mostrada na gravação é uma ensecadeira, que começou a existir no local em 2020 para reduzir o fluxo ou impedir que a água do reservatório Negreiros, que abastece as cidades Salgueiro e Serrita, escorra para outro reservatório (veja abaixo), localizado em Milagres. Dessa forma, o abastecimento da região é preservado.

Infográfico explica o caminho da água e como a ensecadeira impede o desabastecimento o reservatório Negreiros
Abastecimento. Ensecadeira (1) impede o esvaziamento do reservatório Negreiros (2), que abastece a cidade de Salgueiro (3) (Reprodução/Google Earth).

O uso da ensecadeira no local tornou-se mais necessário porque a estação de bombeamento EBI-3 do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco), que alimenta o reservatório de Negreiros, está paralisada para manutenção desde setembro de 2022. “A paralisação foi necessária para preservação da estrutura e segurança dos trabalhadores envolvidos. O ministério já acionou o fabricante para providenciar a substituição dos rolamentos danificados e os reparos serão realizados. O MIDR tem atuado de forma a normalizar a situação o quanto antes e minimizar os transtornos aos beneficiados pelo Eixo Norte do Projeto São Francisco”, afirmou a pasta.

Desde o início do ano, têm proliferado nas redes publicações desinformativas que sugerem que o governo estaria estancando o abastecimento de água da transposição para obrigar a população a depender dos carros-pipa, o que não tem respaldo na realidade. Apenas a EBI-3 está com seu funcionamento interrompido atualmente, o que não tem relação com o programa dos carros-pipa, que foi suspenso temporariamente no final do governo Bolsonaro por falta de verbas e retomado no último dia 19 de janeiro.

Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo Estadão Verifica.

Referências

  1. Aos Fatos (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas