🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos com mentiras sobre a transposição do São Francisco viram trend de TikTok

Por Luiz Fernando Menezes e Marco Faustino

2 de fevereiro de 2023, 15h59

No dia 30 de janeiro, uma mulher não identificada disse ter viajado entre as cidades cearenses de Mauriti e Jati, um percurso de cerca de uma hora de carro, para averiguar “fofocas” de que a transposição do rio São Francisco estaria paralisada. “Está vendo? E aqui nessa área ainda tem esse pouquinho de água, viu? Acabou, meu povo. Trinta dias de governo [Lula] e vejam como é que está a transposição”, diz ela em um vídeo de cerca de um minuto e meio que acumula ao menos 120 mil visualizações no TikTok e 30 mil interações no Facebook e no Instagram até a tarde desta quinta-feira (2).

O que a autora do vídeo chama de “fofocas” é uma tendência desinformativa sobre a transposição do São Francisco que tem ganhado tração nas redes, em especial no TikTok, desde o início do governo Lula (PT). Na rede chinesa de vídeos curtos, que se notabilizou em parte pelas chamadas trends — conteúdos como as dancinhas, em que usuários incentivam uns aos outros a se copiarem —, bolsonaristas têm ido ao São Francisco e convocado outros a fazerem o mesmo, o que surtiu efeito.

Gravações feitas em regiões assistidas pela obra, sobretudo no Ceará e em Pernambuco, descontextualizam decisões tomadas durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), como o desligamento de bombas da transposição para manutenção ou a diminuição de vazão em alguns trechos, para acusar o atual presidente de deixar faltar água no Nordeste.

O local da gravação, por exemplo, é o trecho inicial do Cinturão das Águas, um conjunto de obras para receber água do eixo norte do Pisf (Projeto de Integração do rio São Francisco), que está seco desde 26 de novembro de 2022 — ainda no governo anterior. A liberação de água pelo canal é feita apenas sob demanda da operadora estadual, geralmente solicitada no período chuvoso, de acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará.

Desde o começo do ano, Aos Fatos identificou:

  • ao menos 17 vídeos diferentes nas redes que acusam Lula de bloquear água no Nordeste;
  • apenas 4 deles, juntos, ultrapassam 8,2 milhões de visualizações no TikTok;
  • ao menos 5 gravações foram publicadas por pessoas diferentes na cidade de Jati (CE), com mais de 1,2 milhão de visualizações na plataforma de vídeos curtos.
Leia mais
Nas Redes É falso que bombas da transposição do rio São Francisco foram desligadas pelo governo Lula
Nas Redes Lula não mandou bloquear passagem de água do São Francisco a Salgueiro, em Pernambuco

TikTok. A rede tem sido o principal meio de difusão desses vídeos. Na busca por “transposição São Francisco”, a plataforma apresenta, em sua página inicial, ainda mais conteúdo desinformativo sobre a suposta falta de abastecimento no Nordeste.

Há vídeos que sugerem que o problema já afetaria toda a região. Outros focam em cidades como Missão Velha (CE) e Sertânia (PE), que não tiveram qualquer interrupção no fluxo da transposição ordenada pelo atual governo. Aos Fatos contatou o TikTok, que não respondeu até a publicação desta reportagem.


Exemplos. Vídeos publicados por pessoas diferentes trazem a mesma alegação falsa sobre paralisação das bombas em Jati (CE) (Reprodução/TikTok)

Histórico. Até o momento, Aos Fatos já desmentiu seis publicações sobre o tema, com base em documentos e depoimentos oficiais.

Essa tendência desinformativa foi inicialmente identificada em 2 de janeiro, em vídeos que diziam que o governador recém-eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), tinha dado prazo de 60 dias para cortar a água de zonas rurais do estado. A alegação foi negada pela prefeitura de Trairi (CE), local da gravação dos relatos, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará e pela Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará). O motivo seria a suposta volta do uso do programa de construção de cisternas adotado nos governos do PT, o que não foi confirmado.

Em 16 de janeiro, passaram a surgir vídeos gravados em Jati, que alegavam que o governo Lula havia desligado as bombas da transposição do rio São Francisco para privar os nordestinos de água e para prejudicar o que diziam ser o legado deixado por Bolsonaro.

Após a publicação de um tuíte do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em 19 de janeiro, em que anunciou o retorno da Operação Carro-Pipa depois de ter sido temporariamente interrompida em novembro em alguns estados nordestinos por falta de recursos, alguns vídeos passaram a insinuar que Lula teria desligado as bombas da transposição do São Francisco para a volta dos carros-pipa.

Leia mais
Nas Redes É falso que carros-pipa voltaram porque Lula desligou bombas d’água no Nordeste
Nas Redes Governo Lula não desligou abastecimento de água na cidade pernambucana de Sertânia

Desde então, proliferam nas redes supostas denúncias sobre o governo Lula ter obstruído uma barragem em Salgueiro (PE) e cortado a água de Sertânia (PE). O MIDR afirmou que não houve interrupção de trechos da transposição do rio São Francisco pela atual gestão. A única manutenção que vem ocorrendo é na Estação EBI-3, em Salgueiro, cujo sistema de bombeamento encontra-se desligado desde setembro de 2022. O órgão informou que, mesmo com a interrupção, os reservatórios da integração do São Francisco têm capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas.

A desinformação sobre bloqueio de água a mando do presidente Lula chegou até a barragem de Sobradinho, na Bahia. É dito, em vídeo, que a estrutura da usina havia estourado em razão de um suposto represamento de águas do Pisf. A gravação, na realidade, mostra uma operação rotineira de uma das comportas da usina, que tem registrado vazão recorde por causa do período chuvoso na região.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.