Táxi mostrado em vídeo estava a serviço do TRE-RJ e com escolta policial

Compartilhe

O vídeo que mostra urnas eletrônicas sendo transportadas de táxi para uma escola no Rio de Janeiro não tem indícios de irregularidade, e o ato não foi desprovido de escolta policial, como dizem postagens (veja aqui). O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) informou que o transporte foi monitorado pela corte, acompanhado por um auxiliar de transporte que trabalha para a Justiça Eleitoral e escoltado pela Polícia Militar. Além de uma frota própria de veículos, o TRE-RJ usa automóveis cedidos por outros órgãos públicos e também aluga carros para o serviço.

A publicação com o conteúdo enganoso alcançou centenas de curtidas no Instagram, neste domingo (2), e também circula no WhatsApp e Telegram, onde não é possível estimar com precisão seu alcance (fale com a Fátima).


Selo não é bem assim

Urnas eletrônicas chegando de táxi na Escola Municipal Suécia. Cadê a escolta? Virou competência da Comlurb? Estão de sacanagem com a nossa cara!

Reprodução de publicação desinformativa que engana ao afirmar que urnas eletrônicas chegaram a escola no Rio de Janeiro sem escolta policial

Circula nas redes um vídeo que mostra um táxi transportando urnas eletrônicas para a Escola Municipal Suécia, em Pilares, na zona norte do Rio de Janeiro, mas as imagens não mostram um ato irregular nem é verdade que o veículo estava sem escolta policial, como afirmam postagens. Em nota enviada ao Aos Fatos, o TRE-RJ informou que o percurso foi monitorado pelo tribunal, acompanhado por funcionários da corte, recebido por administradores do prédio e presidentes das seções e escoltado pela Polícia Militar.

“Para a distribuição de urnas, o TRE-RJ utiliza a sua frota própria, bem como veículos cedidos por outros órgãos e, ainda, faz contrato de locação de diária de veículo, que engloba motorista e demais custos, como gasolina. Assim, o carro da marca Cobalt, que aparece no vídeo, portanto, estava a serviço do tribunal. O veículo foi escoltado pela Polícia Militar e o trajeto foi acompanhado pelo auxiliar de transporte da 14° Zona Eleitoral”, informou a corte eleitoral.

Antes de o primeiro eleitor registrar o voto, o presidente da seção eleitoral, na presença de mesários e fiscais, emite um documento chamado zerésima. Esse comprovante mostra todos os candidatos que estão registrados na seção e que não há nenhum voto computado.


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Referências

  1. TSE

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima