Sósia de Janja aparece em vídeo com Bolsonaro, não a primeira-dama

Por Marco Faustino

4 de janeiro de 2024, 17h21

Não é verdade que a primeira-dama, Rosângela da Silva, aparece em um vídeo ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegam posts nas redes. A filmagem, na verdade, retrata uma apoiadora de Bolsonaro que é sósia de Janja. No momento da filmagem, a primeira-dama estava a 60 km de distância do local, e não há registros de fotos ou vídeos dela ao lado de Bolsonaro.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de visualizações no Kwai, 12 mil visualizações no TikTok, e 2.500 compartilhamentos no X (ex-Twitter). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos(fale com a Fátima).


Selo falso

Janja faz uma selfie com Jair Bolsonaro

Posts enganam ao dizer que é a primeira-dama Janja, a mulher que aparece em um vídeo fazendo uma selfie ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro

Não é a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, a mulher que aparece em um vídeo fazendo uma selfie ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, como alegam posts enganosos nas redes. O registro, na realidade, mostra uma apoiadora de Bolsonaro, e foi feito na noite de quarta-feira (3) em frente ao hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Em nota, a Secom informou que Janja nunca tirou uma foto ao lado de Bolsonaro e que a primeira-dama estava na Restinga da Marambaia, uma área militar controlada pelas Forças Armadas, que fica a 60 km de distância da Barra da Tijuca, como divulgado pela imprensa. Aos Fatos tampouco localizou quaisquer registros de Janja ao lado do ex-mandatário.

A primeira-dama acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o recesso de fim de ano e visitou o Quilombo da Marambaia. Ambos retornaram a Brasília nesta quinta-feira.

A filmagem difundida pelas peças checadas circulou inicialmente em páginas de humor e de apoiadores de Bolsonaro, que colocaram em dúvida se a mulher nas imagens era Janja devido às suas características físicas. Posteriormente, outras publicações passaram a difundir o boato como se fosse uma informação verdadeira.

Leia mais
Nas Redes É falso que Janja aparece em vídeo cantando com traficantes
Nas Redes É falso que vídeo mostra Lula e Janja sendo atacados em shopping em Salvador

Referências:

1. Metrópoles
2. Valor Econômico
3. Folha de S. Paulo
4. Instagram
5. Guia Cultural Costa Verde
6. O Globo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.