Retrospectiva 2015: Todas as declarações mentirosas do ano

Compartilhe

Retrospectiva 2015: Todas as declarações mentirosas do ano

Checamos 61 afirmações desde julho, dentre as quais 6 foram apontadas como FALSAS; 13 foram EXAGERADAS; 24, IMPRECISAS; e 18, VERDADEIRAS


Desde que começou a operar, em 7 de julho de 2015, Aos Fatos persegue seu objetivo fundamental: buscar a verdade na política. Nesse período, a plataforma checou 61 declarações de políticos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dentre as quais seis foram classificadas como FALSAS.

Num ano de guerra de versões, judicialização da política e extrema polarização, o discurso público ganha particular responsabilidade. A exemplo disso, mostrar com dados e fatos como a crise econômica e a crise política se interlaçam foi um dos principais desafios da equipe editorial deste site. 2016 não deve ser diferente.

Em 2015, a presidente Dilma Rousseff foi a maior protagonista de nossas checagens: 13. A motivação é, claramente, liturgia do cargo, ossos do ofício. Duas de suas declarações mais polêmicas do ano, ambas sobre economia, provaram-se falsas (aqui e aqui). Seu principal antagonista na esfera política, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também tevesua parcela de mentiras exposta. Foram sete checagens do peemedebista, no total.

Veja, abaixo, tudo o que Aos Fatos provou ser FALSO ao longo de 2015.

Foto: Wilson Dias/ABr

FALSO
Somos um governo que tem um retrospecto. Diminuímos impostos. Nos últimos anos, fomos o governo que mais diminuiu impostos. Não é questão de opinião, mas de números.

(Dilma Rousseff, presidente da República, 16.nov.2015)


Errei em ter demorado tanto para perceber que a situação era mais grave do que imaginávamos. Talvez tivéssemos que ter começado a fazer uma inflexão antes. Não dava para saber ainda em agosto. Não tinha indício de uma coisa dessa envergadura. Talvez setembro, outubro, novembro. (…) A crise começa em agosto, mas só vai ficar grave, grave mesmo, mesmo entre novembro e dezembro [de 2014]. É quando todos os estados da federação percebem que a arrecadação caiu.

(Dilma Rousseff, presidente da República, 24.ago.2015)


Foto: Antonio Cruz/ABr

FALSO
E, de repente, depois da campanha, percebeu-se o quê? Percebeu-se que estava saindo mais dinheiro do que entrando.

(Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, 6.nov.2015)


Foto: Wilson Dias/ABr

FALSO
Países que liberaram [drogas] tiveram de voltar atrás por causa do caos que passaram a viver.

(Osmar Terra, deputado federal, 13.ago.2015)


Foto: José Cruz/ABr

FALSO
Não há dúvida quanto ao vício à maconha. 90% das pessoas expostas a ela se tornam viciadas. (…) O álcool pode, sim, vir a criar dependência química, mas o que causa a dependência química do álcool é o abuso e o excesso continuado da bebida alcoólica.

(Rodrigo Janot, procurador-geral da República, 19.ago.2015)


Foto: Wilson Dias/ABr

FALSO
Colocamos em votação o projeto que regulamenta os direitos do trabalhador terceirizado com o apoio de grande parte das centrais sindicais.

(Eduardo Cunha, presidente da Câmara, 17.jul.2015)


LEIA TAMBÉM

Aos Fatos | Twitter | Facebook

Compartilhe

Leia também

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

falsoNetanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã

Netanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã