Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu com 39% dos votos em 2022

Compartilhe

É falso que o ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta (PT), reconheceu em entrevista que houve fraude nas eleições de 2022 ao dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com 39% dos votos. A porcentagem citada por Pimenta se refere ao universo total do eleitorado – que inclui abstenções, votos nulos e em branco. Considerando esse cenário, Lula teve de fato 39% dos votos no segundo turno, contra 37% de Jair Bolsonaro (PL). Considerando apenas votos válidos, sem abstenções, nulos e brancos, Lula teve 50,9%, contra 49,1% de Bolsonaro.

Peças com a alegação enganosa acumulavam 570 mil visualizações no Kwai, 70 mil visualizações no TikTok e 140 mil curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (16). Publicações semelhantes também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo não é bem assim

Lula foi eleito com 39% dos votos. ALÔ, TSE? COMO ASSIM?

Entrevista de Paulo Pimenta circula com legenda que questiona declaração de que Lula foi eleito com 39% dos votos

Um trecho de uma entrevista de Paulo Pimenta ao Jornal PT Brasil na última segunda-feira (12) tem sido compartilhado nas redes para sugerir que o ministro teria “deixado escapar” que houve fraude eleitoral em 2022 ao dizer que o presidente Lula “foi eleito com 39% dos votos”. As peças apontam que o número difere do indicado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que atesta que o petista venceu com 50,9% dos votos. Os dois números, no entanto, são verdadeiros e não provam que houve fraude.

Conforme explicou em sua conta no X (ex-Twitter), Pimenta se referia na entrevista ao universo total do eleitorado — que inclui as abstenções e os votos nulos e brancos —, e não apenas aos votos válidos — que inclui apenas aqueles que votaram em algum candidato:

Entre os 118,5 milhões de votos válidos, Lula recebeu 60,3 milhões, 50,9%. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 58,2 milhões de votos, cerca de 49,1%. Quando se leva em consideração o eleitorado total, no entanto, que engloba 156,4 milhões de pessoas, as porcentagens caem: nesse cenário, Lula conseguiu 38,6% dos votos e Bolsonaro, 37,2%.

Print do site do TSE mostra números do eleitorado de 2022
Eleitorado. Dos 156,4 milhões de eleitores, 124,2 milhões compareceram ao segundo turno de 2022 (Reprodução)

O argumento foi usado por Pimenta na entrevista para apontar uma suposta alta na popularidade de Lula desde o início do mandato. O ministro comparou a porcentagem total de votos de 2022 com os resultados da última pesquisa de opinião do CNT/MDA, de janeiro deste ano, que mostra que o presidente era aprovado por 55,2% dos brasileiros.

Vale ressaltar, no entanto, que esses levantamentos trabalham com metodologias específicas e buscam representar a população analisada por meio de amostragem. A edição de janeiro de 2024, por exemplo, entrevistou 2.002 pessoas.

A Reuters também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências

  1. Youtube
  2. TSE (1 e 2)
  3. X
  4. CNN Brasil

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos