Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu com 39% dos votos em 2022

Por Luiz Fernando Menezes

16 de fevereiro de 2024, 14h32

É falso que o ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta (PT), reconheceu em entrevista que houve fraude nas eleições de 2022 ao dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com 39% dos votos. A porcentagem citada por Pimenta se refere ao universo total do eleitorado – que inclui abstenções, votos nulos e em branco. Considerando esse cenário, Lula teve de fato 39% dos votos no segundo turno, contra 37% de Jair Bolsonaro (PL). Considerando apenas votos válidos, sem abstenções, nulos e brancos, Lula teve 50,9%, contra 49,1% de Bolsonaro.

Peças com a alegação enganosa acumulavam 570 mil visualizações no Kwai, 70 mil visualizações no TikTok e 140 mil curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (16). Publicações semelhantes também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo não é bem assim

Lula foi eleito com 39% dos votos. ALÔ, TSE? COMO ASSIM?

Entrevista de Paulo Pimenta circula com legenda que questiona declaração de que Lula foi eleito com 39% dos votos

Um trecho de uma entrevista de Paulo Pimenta ao Jornal PT Brasil na última segunda-feira (12) tem sido compartilhado nas redes para sugerir que o ministro teria “deixado escapar” que houve fraude eleitoral em 2022 ao dizer que o presidente Lula “foi eleito com 39% dos votos”. As peças apontam que o número difere do indicado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que atesta que o petista venceu com 50,9% dos votos. Os dois números, no entanto, são verdadeiros e não provam que houve fraude.

Conforme explicou em sua conta no X (ex-Twitter), Pimenta se referia na entrevista ao universo total do eleitorado — que inclui as abstenções e os votos nulos e brancos —, e não apenas aos votos válidos — que inclui apenas aqueles que votaram em algum candidato:

Entre os 118,5 milhões de votos válidos, Lula recebeu 60,3 milhões, 50,9%. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 58,2 milhões de votos, cerca de 49,1%. Quando se leva em consideração o eleitorado total, no entanto, que engloba 156,4 milhões de pessoas, as porcentagens caem: nesse cenário, Lula conseguiu 38,6% dos votos e Bolsonaro, 37,2%.

Print do site do TSE mostra números do eleitorado de 2022
Eleitorado. Dos 156,4 milhões de eleitores, 124,2 milhões compareceram ao segundo turno de 2022 (Reprodução)

O argumento foi usado por Pimenta na entrevista para apontar uma suposta alta na popularidade de Lula desde o início do mandato. O ministro comparou a porcentagem total de votos de 2022 com os resultados da última pesquisa de opinião do CNT/MDA, de janeiro deste ano, que mostra que o presidente era aprovado por 55,2% dos brasileiros.

Vale ressaltar, no entanto, que esses levantamentos trabalham com metodologias específicas e buscam representar a população analisada por meio de amostragem. A edição de janeiro de 2024, por exemplo, entrevistou 2.002 pessoas.

A Reuters também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. Youtube (PT - Partido dos Trabalhadores)
2. TSE (1 e 2)
3. X (@Pimenta13Br)
4. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.