🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que o Brasil não teve nenhum caso de dengue em 2021

Por Luiz Fernando Menezes

24 de março de 2021, 14h01

Não é verdade que o Brasil não registrou nenhum caso de dengue no verão de 2021, como afirmam peças de desinformação nas redes sociais (veja aqui). Dados oficiais do Ministério da Saúde mostram que, até 13 de março deste ano, foram notificados 103.595 casos suspeitos da doença, e cidades brasileiras de diferentes estados chegaram a registrar mortes pela infecção, embora os dados do DataSUS ainda não estejam totalmente consolidados.

Publicações que trazem a informação enganosa acumulavam ao menos 3.500 compartilhamentos no Facebook até o começo da tarde desta quarta-feira (24). Elas foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (saiba como funciona).


Verão terminando, Outono chegando e uma coisa espetacularmente boa aconteceu, é o primeiro verão em 40 anos que não teve um caso sequer de dengue. Amém, meu povo?

Diferentemente do que vem sendo compartilhado nas redes sociais, não é verdade que não houve nenhum caso de dengue no Brasil durante o verão de 2021. Além de algumas cidades terem registrado mortes pela doença, o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que compila as notificações dos dias 3 de janeiro a 13 de março, indica que foram notificados 103.595 casos suspeitos da infecção. O número resulta em uma taxa de incidência de 48,9 casos por 100 mil habitantes.

Ainda de acordo com o documento, o número estimado de infecções em 2021 representa uma queda de 74,3% em relação ao mesmo período de 2020. “O país, até o momento, não enfrenta uma epidemia de dengue, pois os casos estão dentro do esperado”, afirma o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde ainda não tem os dados consolidados de mortes pela doença nos primeiros meses de 2021, mas há registros de óbitos em diversas cidades do país, como Cristalina (GO), São Vicente (SP), Londrina (PR) e Dourados (MS).

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde está atualmente com uma campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue.

Referências:

1. Ministério da Saúde (1 e 2)
2. UOL
3. Folha de Londrina
4. G1 (1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.