🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que Ivete Sangalo anunciou que deixará o Brasil

Por Marco Faustino

5 de janeiro de 2022, 13h28

É falso que a cantora Ivete Sangalo anunciou que deixará o Brasil, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). Além de Aos Fatos não ter encontrado declaração semelhante da cantora, a sua assessoria de imprensa negou que ela tenha feito esse anúncio.

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 1.500 compartilhamentos nesta quarta-feira (5) no Facebook


Selo falso

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que a cantora Ivete Sangalo anunciou que deixará o país. O Aos Fatos não encontrou qualquer registro de declaração semelhante da cantora em seus perfis verificados nas redes sociais (confira aqui, aqui e aqui), em veículos de imprensa (confira aqui, aqui e aqui), tampouco em mecanismos de busca. Além disso, a assessoria de imprensa da artista negou a informação.

A peça de desinformação começou a circular após Ivete Sangalo ter endossado um coro contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante show em Natal (RN), em 29 de dezembro de 2021. Desde então, apoiadores de Bolsonaro e o próprio presidente têm feito críticas à cantora.

Nos últimos dias, Ivete Sangalo publicou nos seus perfis nas redes sociais fotos pessoais e de shows recentes que realizou no Brasil, sem mencionar a polêmica ou planos de sair do país.

Referências:

1. Instagram
2. Twitter
3. Facebook
4. Folha de SP
5. Estadão
6. G1
7. Google
8. Jornal Extra
9. Correio Braziliense
10. O Antagonista


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.