🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é Gleisi Hoffmann mulher que leva tombo em vídeo de carreata bolsonarista

Por Marco Faustino

15 de setembro de 2021, 19h10

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes sociais mostra a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) caindo no chão ao protestar contra uma carreata bolsonarista no 7 de Setembro (veja aqui). Além de a mulher gravada não se parecer com a parlamentar, as imagens foram registradas em Imbituba (SC) no feriado, quando a petista estava em São Paulo para participar de um ato da oposição ao governo Bolsonaro.

Publicações com o conteúdo enganoso reunia ao menos 68.000 compartilhamentos nesta quarta-feira (15) no Facebook.


Visitinha na porta da casa da Gleisi Hoffmann....ela ficou muito emocionada....dava pulos de alegria...

É falso que a mulher que aparece em um vídeo caindo no chão durante uma carreata bolsonarista no 7 de Setembro deste ano seja a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR). Aos Fatos verificou que o registro foi feito em Imbituba (SC), onde a congressista não esteve nessa data. Segundo sua assessoria, a petista estava em Curitiba (PR) na manhã do feriado e depois viajou para a capital paulista para participar do Grito dos Excluídos, o que pode ser confirmado por meio de fotos e vídeos (veja aqui e aqui) da manifestação.

Aos Fatos localizou uma das primeiras publicações do vídeo, no Facebook, que não fazia qualquer menção à deputada, e que dizia que as imagens haviam sido gravadas na cidade catarinense. Procurado, o autor do post informou que não era responsável pela gravação, mas confirmou que o registro foi feito no bairro Vila Nova, parte do trajeto da carreata bolsonarista no município. Além disso, Aos Fatos observou no vídeo cinco veículos com placas de Santa Catarina, três delas de Imbituba.

Aos Fatos não conseguiu identificar a mulher retratada no vídeo, mas é possível notar nítidas diferenças físicas entre ela e Gleisi Hoffmann: a deputada aparece de cabelo curto e loiro no vídeo gravado no ato do 7 de Setembro em São Paulo, enquanto a mulher mostrada nas gravações tem cabelo mais escuro, comprido e com franja (veja abaixo).


Diferenças. Comparativo entre a mulher que aparece no vídeo (à esq.) e a deputada Gleisi Hoffmann (à dir.)

Referências:

1. Grito dos Excluídos
2. Facebook (Fontes 1, 2, 3 e 4)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.