🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Museu de cera na Holanda não instalou estátua de Bolsonaro na fachada

Por Luiz Fernando Menezes

27 de abril de 2022, 17h12

Não é verdade que o museu de cera Madame Tussauds instalou uma estátua do presidente Jair Bolsonaro (PL) na fachada de sua filial em Amsterdã, na Holanda, como alega o narrador de um vídeo que circula nas redes sociais (veja aqui). A instituição afirmou que a escultura mostrada na gravação não representa uma pessoa real.

Publicações com o vídeo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (27). Publicações semelhantes também circulam no WhatsApp, onde não é possível estimar o alcance (Fale com a Fátima).


Selo falso

Praça Central de Amsterdam. Ali tem o museu Madame Tussaud. E um dos destaques do museu é o mito, é o Bolsonaro.

Estátua em museu na Holanda não representa o presidente Bolsonaro

É falso que uma das duas estátuas posicionadas na fachada do museu de cera Madame Tussauds em Amsterdã, na Holanda, seja uma representação do presidente Jair Bolsonaro (PL), como sustenta o narrador do vídeo checado. A figura masculina de jaqueta e calça jeans não é inspirada em uma pessoa real, segundo a assessoria da instituição.

“Então, são basicamente as únicas pessoas não famosas do Madame Tussauds”, ressaltou o museu, em nota, sobre as duas estátuas posicionadas na parte externa do prédio.

Estátuas na fachada do Madame Tussaud são de pessoas fictícias
Fachada. Estátuas localizadas acima do nome do museu não representam personalidades (Haitham Alfalah/WikiCommons)

As esculturas já estavam presentes na fachada do museu, que fica na Dam Square, centro de Amsterdã, antes de Bolsonaro ser eleito presidente do Brasil. Segundo a assessoria da instituição, a decoração é a mesma desde 1970.

O museu, que tem filiais em diversos países, não dispõe de nenhuma estátua de cera de Jair Bolsonaro. Outras personalidades brasileiras já foram homenageadas, como a modelo Alessandra Ambrosio, o piloto Ayrton Senna e o jogador de futebol Pelé.

Referências:

1. Madame Tussauds
2. Vogue
3. Terra
4. NY's City Guide


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.