Uma imagem que circula nas redes sociais foi editada para inserir uma estampa na camiseta do jornalista Chico Pinheiro com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “Sem Medo de Ser Feliz” (veja aqui). Na foto original, a camisa tem o símbolo do Atlético Mineiro, as bandeiras de São Paulo e Minas Gerais e desenhos de prédios.
A imagem adulterada reunia ao menos 14 mil compartilhamentos no Facebook e centenas de retuites no Twitter nesta quarta-feira (18).
É uma montagem a foto que mostra uma estampa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “Sem Medo de Ser Feliz” em uma camiseta vestida pelo jornalista Chico Pinheiro. Na imagem original, compartilhada pelo jornalista em seu Twitter em março, é possível ver que o traje tem o símbolo do Atlético Mineiro do lado esquerdo, as bandeiras de São Paulo e Minas Gerais do lado direito e desenhos de prédios pretos com janelas brancas abaixo.
O jornalista aparece na imagem fazendo o gesto de força com o braço direito e em frente a uma janela creme. Veja a comparação:
A montagem já havia sido desmentida por Chico Pinheiro em agosto de 2019. Em novembro do mesmo ano, a foto original foi usada para ilustrar uma postagem do blog do jornalista Chico Maia, com um depoimento de Pinheiro sobre o Atlético Mineiro a consulados do clube na Europa. Em março, ele voltou a desmentir a imagem, em seu Twitter.
Mas a foto é Fake ! A verdadeira é da @Galosampa_SP . Aí: pic.twitter.com/c20Uxudmj0
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) March 9, 2022
Torcedor do Atlético Mineiro, Chico Pinheiro tem diversas publicações nos seus perfis no Twitter e no Instagram relacionadas ao clube. O jornalista, inclusive, já tirou o terno durante conversa com a apresentadora Ana Maria Braga para mostrar a camisa do time. O consulado Galo Sampa, a quem Pinheiro atribui a produção da camiseta, também cita o jornalista várias vezes em seu perfil no Twitter. O Aos Fatos não encontrou imagem que mostre Chico Pinheiro com roupas relativas ao ex-presidente Lula (PT).
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.