É montagem foto que mostra Chico Pinheiro com camiseta de Lula

Por Priscila Pacheco

18 de maio de 2022, 18h12

Uma imagem que circula nas redes sociais foi editada para inserir uma estampa na camiseta do jornalista Chico Pinheiro com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “Sem Medo de Ser Feliz” (veja aqui). Na foto original, a camisa tem o símbolo do Atlético Mineiro, as bandeiras de São Paulo e Minas Gerais e desenhos de prédios.

A imagem adulterada reunia ao menos 14 mil compartilhamentos no Facebook e centenas de retuites no Twitter nesta quarta-feira (18).


Selo falso

Imagem de Lula foi inserida na camiseta de Chico Pinheiro para desinformar

É uma montagem a foto que mostra uma estampa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a frase “Sem Medo de Ser Feliz” em uma camiseta vestida pelo jornalista Chico Pinheiro. Na imagem original, compartilhada pelo jornalista em seu Twitter em março, é possível ver que o traje tem o símbolo do Atlético Mineiro do lado esquerdo, as bandeiras de São Paulo e Minas Gerais do lado direito e desenhos de prédios pretos com janelas brancas abaixo.

O jornalista aparece na imagem fazendo o gesto de força com o braço direito e em frente a uma janela creme. Veja a comparação:

Comparação entre imagem falsa, com estampa de Lula, e foto original, com camisa do Atlético Mineiro.
Futebol. Estampa relativa ao Atlético Mineiro (D) foi substituída por imagem de Lula (E).

A montagem já havia sido desmentida por Chico Pinheiro em agosto de 2019. Em novembro do mesmo ano, a foto original foi usada para ilustrar uma postagem do blog do jornalista Chico Maia, com um depoimento de Pinheiro sobre o Atlético Mineiro a consulados do clube na Europa. Em março, ele voltou a desmentir a imagem, em seu Twitter.

Torcedor do Atlético Mineiro, Chico Pinheiro tem diversas publicações nos seus perfis no Twitter e no Instagram relacionadas ao clube. O jornalista, inclusive, já tirou o terno durante conversa com a apresentadora Ana Maria Braga para mostrar a camisa do time. O consulado Galo Sampa, a quem Pinheiro atribui a produção da camiseta, também cita o jornalista várias vezes em seu perfil no Twitter. O Aos Fatos não encontrou imagem que mostre Chico Pinheiro com roupas relativas ao ex-presidente Lula (PT).

Referências:

1. Twitter Chico Pinheiro (Fontes 1 e 2)
2. Instagram Chico Pinheiro
3. Twitter Galo Sampa
4. O Dia
5. Blog Chico Maia
6. Globo Esporte
7. TV Globo


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.