Migueles erra ao afirmar que o Estado fica com 'quase metade' dos ganhos em impostos

Compartilhe

Em vídeo de propaganda eleitoral postado no Facebook, a candidata Carmen Migueles (Novo) à Prefeitura do Rio afirma que o governo “toma quase metade de tudo que a gente ganha na forma de impostos”.

Para checar a declaração, Aos Fatos recorreu às bases da Receita Federal e do Tesouro Nacional sobre a carga tributária no Brasil. Os dados mostram que a arrecadação de impostos no país compõe cerca de um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do país. A conclusão é que a afirmação da candidata é FALSA.


FALSO
O Estado toma quase metade de tudo aquilo que a gente ganha na forma de impostos. — Carmen Migueles (Novo)

Apesar de metodologias distintas, os estudos anuais da Receita e as previsões medidas periodicamente pelo Tesouro Nacional apontam que a carga tributária brasileira corresponde a cerca de um terço, e não quase metade, do PIB (Produto Interno Bruto).

Em 2014, de acordo com o último dado oficial disponível, o da Receita Federal, a carga tributária nacional correspondeu a 33,47% do PIB. Na série histórica, de 2005 a 2014, a carga teve variação máxima de 33,78% e mínima de 32,41%. Nos últimos anos, os cálculos relativos ao ano anterior têm sido atualizados no segundo semestre, mas ainda não há previsão de dados para 2015.

O Tesouro Nacional, que faz previsões sobre a carga tributária, estima que, em 2015, os tributos serão correspondentes a 32,71% do PIB. A estimativa apurada para o ano de 2014 foi de 32,43%. Na série histórica 2010 a 2015, a carga variou entre 32,50% e 33,40% do PIB.

A carga tributária brasileira é alta se comparada com a média de todos os países da América Latina e do Caribe (21,7%), mas está ligeiramente abaixo da média dos países que integram a OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que é de 34,4%, de acordo com estudo divulgado pela instituição em março com dados de 2014.

Selo. Pelos números expostos, Aos Fatos atesta como FALSA a declaração dada pela candidata Carmen Migueles de que o "Estado toma quase metade de tudo aquilo que a gente ganha na forma de impostos”. A carga tributária brasileira gira em torno de um terço do PIB há pelo menos dez anos.

Compartilhe

Leia também

falsoTrump não convidou Lula para sua posse

Trump não convidou Lula para sua posse

falsoÉ falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

É falso que vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix foi exibido na Times Square

falsoCasa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor

Casa que resistiu a incêndio não fica em Los Angeles e não pertence a pastor