🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mensagem sobre doação de órgãos de crianças em local de vacinação nos EUA é falsa

Por Marco Faustino

11 de novembro de 2021, 12h26

Não é verdadeira a imagem que circula nas redes sociais que mostra uma faixa em um local de vacinação contra a Covid-19 com a frase “Não se esqueçam de doar os órgãos dos seus filhos” escrita em inglês (veja aqui). Na imagem original, sem manipulação, há uma mensagem em espanhol que informa que, naquele local, vacinas contra a doença são aplicadas sem agendamento.

Postagens com a montagem acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (11).


Selo falso

Aí tu vai dar vacina na sua criança e tem um aviso que se ela morrer não esqueça de doar os órgãos… Povo não acorda mesmo para a realidade dos fatos

É montagem uma foto que mostra uma faixa num local de vacinação Covid-19 com a mensagem "Don't forget to donate your childrens organs" (“Não se esqueçam de doar os órgãos dos seus filhos”). Diferentemente do que tem circulado nas redes, o cartaz em questão traz a seguinte frase em espanhol: “Vacunas de COVID Aquí. Sin Cita Previa” (Vacinas contra Covid aqui. Sem agendamento prévio).

O local de vacinação que aparece na peça de desinformação funciona desde julho de 2021, no Gillette Stadium, na cidade de Foxborough, nos Estados Unidos. A imagem original foi publicada em 31 de julho no site do time de futebol americano New England Patriots.

Por meio de busca reversa por imagens, Aos Fatos verificou que a faixa com a mensagem verdadeira também aparece em vídeos divulgados pela NFL (liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos), em reportagens das emissoras de TV CBS Boston (confira abaixo) e WJAR, e em vídeo publicado pelo jornalista Nick Giovanni.

Esta peça de desinformação circulou no Reino Unido e também nos Estados Unidos, onde foi checada pela agência Reuters e pelo site Check your Fact.

Este texto foi atualizado no dia 12/11/2021 para incluir que a peça de desinformação também circulou no Reino Unido. A mudança não altera o selo atribuído à checagem.

Referências:

1. Gillette Stadium
2. Archive.md
3. NFL
4. YouTube
5. WJAR
6. Twitter


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.