🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Margaret Thatcher não disse que ‘todo esquerdista é um incompetente fracassado’

Por Marco Faustino

13 de abril de 2022, 16h44

A ex-primeira-ministra do Reino Unido Margareth Thatcher (1925-2013) não é autora da frase “todo esquerdista é um incompetente fracassado, que acha que as pessoas de sucesso lhe devem algo”, como afirmam postagens (veja aqui). O biógrafo da política britânica e a fundação dedicada à memória dela desmentiram a autoria e Aos Fatos não encontrou registros da frase em discursos, cartas e entrevistas.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 4.300 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (13).


Selo falso

Margaret Thatcher não é autora de frase que chama esquerdistas de incompetentes fracassados

Não é de Margaret Thatcher, premiê do Reino Unido entre 1979 e 1990, a frase “todo esquerdista é um incompetente fracassado, que acha que as pessoas de sucesso lhe devem algo”, como afirmam postagens nas redes sociais. Procurada por Aos Fatos, a Margaret Thatcher Foundation, entidade que preserva o acervo histórico da política britânica, informou que não há registro de que a frase seja dela.

“Não reconheço essa citação, que não expressa a linguagem utilizada por Thatcher. Ela era uma personalidade poderosa, com opiniões fortes, mas também repudiava a vulgaridade e a linguagem grosseira (…) Eu concluiria que esta ‘citação’ é provavelmente fabricada”, afirmou Christopher Collins, arquivista da fundação.

Segundo Collins, a expressão “incompetente fracassado” não era algo que Thatcher falaria, mesmo em conversas particulares, e o termo “esquerdista” não seria usado por um membro do partido conservador britânico.

Charles Moore, biógrafo autorizado de Thatcher, afirmou que também não acredita que a ex-primeira-ministra britânica tenha usado essas palavras em sua carreira política. “Ela não falava desse jeito e, embora não gostasse muito do socialismo, admirava alguns socialistas”, disse Moore.

Além disso, Aos Fatos não localizou a frase ou trechos dela em discursos, cartas e entrevistas concedidas por Thatcher.

Há versões da mesma citação em que o termo “esquerdista” foi substituído por “comunista”, mas tampouco há registros de que a ex-premiê tenha dito tal frase, como checado pelo Observador, em Portugal.

Referências:

1. Margaret Thatcher Foundation
2. Penguin Random House


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.