Não é recente e nem tem relação com os protestos golpistas após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o vídeo que mostra o pastor Silas Malafaia em uma manifestação em Brasília, como sugerem posts nas redes. As imagens foram gravadas em 7 de Setembro de 2022, durante um ato de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), na Esplanada dos Ministérios.
A publicação com contexto enganoso viralizou nas redes sociais, alcançando, até esta quinta-feira (3), 831 mil visualizações e 49 mil compartilhamentos no Facebook.
Patriotas em Brasília. Tá lindo
Um vídeo que mostra o pastor Silas Malafaia em frente a milhares de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, circula fora de contexto nas redes sociais. As cenas originais foram publicadas em 8 de setembro no canal de Malafaia no YouTube, mas vídeo voltou a circular como se tivesse sido feito na quarta-feira (2), quando aconteceram manifestações golpistas em vários locais do país.
No Twitter e no Instagram, Malafaia aceitou a vitória de Lula e pediu aos apoiadores de Bolsonaro que dessem fim aos bloqueios nas estradas. “O que resta ao povo brasileiro? Protestar é um direito. Vamos parar, vamos acabar e vamos voltar ao trabalho. É isso o que nós precisamos”, declarou o pastor. Não há registro de que o pastor tenha estado presente nas manifestações golpistas dos últimos dias.