🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não foi recebido no aeroporto de Recife com gritos de 'o ladrão chegou'

Por Marco Faustino

17 de agosto de 2021, 14h07

Um vídeo que mostra a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao aeroporto de Recife (PT) no domingo (15) circula editado nas redes sociais para fazer crer que ele foi recebido aos gritos de “o ladrão chegou” (veja aqui). O áudio que foi inserido sobre as imagens é de um protesto contra o petista em Santa Maria (RS), em 2018.

Posts com o vídeo adulterado somavam ao menos 3.182 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (17) e foram sinalizados como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (veja como funciona).


O Lula Ladrão chegou!!! O povo de Recife foi hoje, 15 de agosto de 2021 ao Aeroporto Internacional dos Guararapes receber ‘O nove dedos’, Lula. A recepção foi aos gritos de: ‘O Ladrão chegou’

Não é verdade que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido recebido no domingo (15) no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife (PE), aos gritos de “o ladrão chegou”. O vídeo que circula nas redes com esta alegação foi alterado para incluir o áudio de uma manifestação contra o petista em Santa Maria (RS), em 2018.

Embora não tenha encontrado a gravação original, Aos Fatos localizou vídeos de outros ângulos, como os do site Poder 360 e da página de Facebook Folha de Igarassu, que mostram que o ex-presidente foi recebido com “olê, olê, olê, olá! Lula! Lula!”.

O áudio usado na adulteração é de uma manifestação contra Lula em março de 2018 e foi extraído de uma filmagem publicada na época pelo MBL (Movimento Brasil Livre). Na ocasião, manifestantes protestavam no campus da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) durante uma visita do petista à reitoria da instituição.

Lula chegou a Pernambuco no fim de semana acompanhado de uma comitiva para encontros com lideranças e movimentos sociais.

Referências:

1. Poder 360
2. Facebook (Fontes 1 e 2)
3. Gaúcha ZH
4. Folha PE
5. PT


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.