🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Lula não disse que 800 milhões de pessoas passam fome no Brasil

Por Amanda Ribeiro

17 de fevereiro de 2023, 15h58

É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que 800 milhões de brasileiros — número maior que a população total do país — passam fome, como faz crer uma montagem que circula nas redes. O vídeo enganoso começa com uma fala da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), superestimando o dado sobre a fome no país, que ela corrigiu e citou corretamente no dia seguinte. O conteúdo também descontextualiza o número mencionado por Lula durante entrevista em 2021, em que ele se referia à população em insegurança alimentar grave no mundo inteiro, informação que condiz com dados da ONU (Organização das Nações Unidas).

Publicações com o contexto falso acumulam ao menos 100 mil visualizações no TikTok. O conteúdo também circula no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível estimar o alcance.


Selo falso

Posts tiram declaração de contexto para afirmar que o presidente Lula disse que 800 milhões de brasileiros passam fome

Um trecho da entrevista do presidente Lula ao podcast PodPah concedida em dezembro de 2021 circula nas redes fora de contexto para sugerir que ele teria dito que 800 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Na ocasião, no entanto, Lula se referia aos dados do mundo inteiro. Ao comentar sobre desigualdade, o então pré-candidato à Presidência afirmou que, mesmo que a produção global de alimentos seja maior do que a população do planeta é capaz de consumir, 800 milhões de pessoas ainda passam fome.

Veja abaixo a transcrição completa da fala do presidente:

E esse é o dado concreto. Sabe, esse é o dado concreto. A direita defende o patrimônio, a direita defende o status quo. Ninguém tá preocupado com a desigualdade. Você acha que é normal, Mitico, você acha que é normal? O mundo produz mais alimentos do que o povo pode consumir, muito mais alimento. E por que é que tem 800 milhões de pessoas passando fome? Por que é que aqui no Brasil tem 19 milhões de pessoas passando fome?

Leia mais
Checamos Em entrevista ao podcast Podpah, Lula erra ao citar dados sobre fome e legado do PT na economia

Os dados citados pelo petista estão alinhados com informações divulgadas por órgãos internacionais e institutos de pesquisa. A estimativa da ONU é que, em 2020, entre 720 e 811 milhões de pessoas no mundo tenham sofrido com a fome. Já no Brasil, pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que em 2020 havia 19 milhões de pessoas sem ter o que comer.

Marina Silva. As peças de desinformação também tacham como mentirosa uma fala da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Na ocasião, a ministra afirmou que havia 120 milhões de pessoas no Brasil com fome, o que de fato não é verdade; o que os vídeos desinformativos omitem, no entanto, é que ela se corrigiu posteriormente.

Em discurso no dia 16 de janeiro, Marina Silva disse:

O mundo é desigual. No meu país, tem 120 milhões de pessoas que estão passando fome. Nós tínhamos saído do mapa da fome e agora temos 33 milhões de pessoas que estão vivendo com menos de US$ 1 por dia. A sustentabilidade não é só econômica, não é só ambiental, ela é também social e é também política. Se formos capazes de liderar pelo exemplo, nós vamos conseguir.

Em fala no dia seguinte, no entanto, Silva citou o dado correto:

Um governo [o de Lula] que vai enfrentar o problema das desigualdades sociais, porque temos 33 milhões de brasileiros que passam fome, mas que vai trabalhar para criar um novo ciclo de prosperidade”.

No discurso, a ministra confundiu os dados de insegurança alimentar com os de fome. De acordo com a Ebia (Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar), há três níveis de insegurança alimentar:

  • Insegurança alimentar leve: quando a incerteza sobre a capacidade de conseguir comprar alimentos faz com que uma família diminua a qualidade do que consome em termos nutricionais;
  • Insegurança alimentar moderada: quando os adultos de uma família são obrigados a modificar seus padrões de alimentação e podem pular refeições;
  • Insegurança alimentar grave: é a fome, caracterizada por situações em que todos os membros de uma família, incluindo as crianças, não têm acesso a todas as refeições.
Leia mais
HQ O que significam os números da fome no Brasil? Fátima explica

Dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, produzido pela Rede Penssan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) mostram que 33,1 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar grave no país. No total, 125,2 milhões de brasileiros passam por algum grau de insegurança alimentar.

Referências:

1. ONU (1 e 2)
2. Agência Brasil
3. Poder 360
4. Governo federal
5. Olhe para a fome

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.