Lula não confessou que conta mentiras até se tornarem ‘verdade na cabeça do povo’

Por Luiz Fernando Menezes

31 de janeiro de 2024, 13h35

Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que seu método para vencer qualquer batalha seria descredibilizar a imagem do adversário e martelar mentiras até que elas se tornem verdade. Na fala original, Lula, ao contrário, descrevia ter sido vítima dessa estratégia: ele se referia a críticos da Petrobras que, em sua opinião, agiram para destruir a reputação da estatal.

A fala descontextualizada acumulava 22 mil compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai nesta quarta-feira (31).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Esse é o método da esquerda brasileira.

Imagem mostra Lula com uniforme da Petrobras; legenda diz ‘as confissões que Lula deixou escapar em Pernambuco’

Um trecho do discurso do presidente Lula durante o evento de retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), no dia 23 de janeiro, tem sido compartilhado de forma descontextualizada nas redes. A fala distorcida sugere que Lula confessou que conta mentiras até que elas se tornem verdades na cabeça das pessoas. O petista se referia, na verdade, a pessoas que, segundo ele, tentaram destruir as reputações dele e da Petrobras. A fala, na íntegra, foi a seguinte:

“Por isso eu estou orgulhoso de estar aqui. Vocês não têm noção, não têm noção da alegria que eu estou de estar aqui, vestindo essa camisa. Esse menino aqui, eu cansei de dizer pro Denis que eu tinha dó dos camisa laranja da Petrobras. Porque, quantas vezes, companheiros entraram em restaurantes para comer e, porque estava com essa camisa, eram chamados de ladrões. Quantas vezes? E por que que isso acontece? Porque toda vez que você quer ganhar uma disputa, você, primeiro, destrói moralmente a pessoa. Você inventa uma mentira. Você conta qualquer cara. Você inventa qualquer história e você martela aquela mentira até ela se tornar uma verdade na cabeça do povo.”

Logo depois, Lula diz que essa estratégia seria um “jogo sórdido” que fizeram contra ele e ainda comenta que “as pessoas que me acusaram estão apodrecendo, porque sabem que mentiram e sabem que o inferno os aguarda por tanta mentira que eles contaram”.

Refinaria. O governo federal anunciou, em meados deste mês, a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima com o objetivo de dobrar a capacidade de refino de petróleo no Brasil. A previsão é que a Petrobras invista ao menos R$ 8 milhões na unidade.

As obras da refinaria foram iniciadas em 2005 e parte do projeto foi concluído em 2014. Já naquele ano, a operação da unidade começou de forma parcial, enquanto a segunda parte da planta não estava terminada. As obras de ampliação, no entanto, pararam em 2015 após denúncias de corrupção e um calote do governo venezuelano que, inicialmente, seria sócio do empreendimento.

Referências:

1. Planalto
2. g1 (1 e 2)
3. JC

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.