🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula chamou caminhoneiros de ‘vagabundos fascistas’

Por Luiz Fernando Menezes

31 de outubro de 2022, 18h05

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não disse que caminhoneiros são “vagabundos fascistas” nem tal declaração foi publicada no site Poder360. Além da imagem que circula nas redes ser uma montagem que imita o portal de notícias, não há registros de que Lula tenha dito afirmação semelhante. A assessoria de imprensa do petista também desmentiu a veracidade da alegação.

As peças de desinformação com a declaração falsa circulam principalmente no WhatsApp e no Telegram (fale com a Fátima) e acumulam centenas de compartilhamentos no Facebook.


Selo falso

Lula chama caminhoneiros de 'vagabundos fascistas'

Imagem simula notícia do site Poder360 com a alegação falsa de que Lula chamou caminhoneiros de “vagabundos fascistas”

Não é verdade que Lula (PT) chamou os caminhoneiros brasileiros de “vagabundos fascistas”, como mostrado em uma imagem que circula nas redes sociais. Não há nenhum registro público nas redes sociais ou na imprensa de que o presidente eleito tenha usado tais palavras para se referir ao setor recentemente e a assessoria dele negou, ao Aos Fatos, a veracidade da declaração citada.

A falsa declaração circula nos posts checados dentro de uma montagem que simula o design do site de notícias Poder360, que negou, em mensagem ao Aos Fatos, ter publicado qualquer conteúdo semelhante. Também não foram encontradas notícias sobre a suposta fala no site.

A falsa declaração passou a circular nas redes sociais nesta segunda-feira (31) após os bloqueios e paralisações em diversas rodovias pelo Brasil, em protesto contra a vitória de Lula na eleição do domingo (30). O petista foi eleito presidente pela terceira vez, com 60,3 milhões de votos.

Referências:

1. Twitter (@LulaOficial)
2. Poder360
3. CNN Brasil
4. TSE

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.